Definindo Objetivos

Ter objetivos definidos funciona como ter uma direção: você sabe onde está e onde quer chegar. Por isso, o primeiro passo de um processo de coaching é a definição de objetivos. Só a partir daí, é possível definir os caminhos possíveis para atingi-los.

Parece simples, mas não é… muitos não têm clareza de quais são os seus objetivos e nem sabem a importância de defini-los. E aí vão vivendo no estilo “deixa a vida me levar”, as vezes culpando o mundo pelos seus sucessos e fracassos.

E já que é uma etapa muito importante, veja abaixo um dos exercícios que aplico para ajudar os meus clientes a definir seus objetivos de carreira. Mas atenção: com esse exercício dá para definir qualquer tipo de objetivo (não só ligado a vida profissional).

Primeiro passo: imagine sua vida daqui a alguns anos. O que gostaria de ter conquistado? Pense na sua vida como um todo (família, relacionamentos, carreira, estudos, bens materiais e etc.). Lembre-se que seus objetivos profissionais precisam estar aderentes aos seus objetivos pessoais (vice e versa). Use o quadro abaixo para registrar essa etapa.

Como imagino minha vida daqui…

2 anos 5 anos 10 anos 20 anos

 

Segundo passo: avalie se os objetivos que escreveu estão alinhados aos seus valores. Se não sabe ainda quais são os seus valores, aqui no blog o artigo Quais são os meus valores? Ao final da análise, reescreva seus objetivos (se for necessário).

Terceiro passo: agora que você já sabe quais são os seus objetivos, precisa preparar o seu planejamento para alcança-los. Minha sugestão é que, por agora, trabalhe com as metas que escreveu nos quadrantes “2 anos” e “5 anos”. Garanto a você que alcançar o que está planejado para até 5 anos será fundamental para alcançar as outras metas de longo prazo. Use o modelo abaixo para montar seu planejamento (deixei a primeira linha preenchida para que você tenha um exemplo de como fazer).

Objetivo O que quero atingir, especificamente Etapas a conquistar Até quando vou atingir
Fazer um mestrado Concluir um mestrado em Administração – Concluir a faculdade

– Conseguir um emprego que me dê disponibilidade de estudar

2021

 

Agora além de você saber quais são os seus objetivos, tem pronto um planejamento de como atingi-los. Você não só definiu onde quer chegar, mas também o caminho que deve percorrer para chegar lá. A partir daqui, trabalhe duro, acredite em si mesmo e seja fiel aos seus valores, que dará tudo certo!

Veja também

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]