A Importância do Autoconhecimento no Planejamento de Carreira
12 de outubro de 2016
Definindo Objetivos
5 de novembro de 2016

Quais são os meus valores?

No post anterior eu falei da importância do Autoconhecimento no Planejamento de Carreira, e combinei que compartilharia alguns exercícios para ajudar nessa jornada de se conhecer mais.  Então, para começar, vou dividir com vocês um instrumento que ajudará a pensar em quais são seus valores.

Mas antes de começar, o que são valores? São um conjunto de características que determinam como uma pessoa toma decisões e se comporta.  Eles representam uma “bússola”, norteando nossas vidas e dando significado às nossas decisões. Escolher uma carreira alinhada aos valores, ajudará você a encontrar realização e sucesso no seu trabalho.

Identificar quais são seus valores é fundamental para poder compreender quais retornos você espera do seu trabalho e analisar se a atuação profissional que escolheu está alinhada com o que acredita.

O exercício que apresentarei a seguir foi adaptado do livro “Carreira, você está cuidando da sua?”, das autoras Sofia Esteves, Renata Magliocca e Danilca Galdini.  Eu dei esse livro como dica da semana, lá na página do Facebook!

Primeiro passo: reflita sobre quais são os seus valores.

Da lista abaixo, escolha até 10 valores que são mais relevantes para você.

Lista de Valores
Amizade Força interior Não violência
Amor Fraternidade Paz
Autoestima Honestidade Perdão
Caráter Humildade Perseverança
Compaixão Igualdade Respeito
Compreensão Justiça Responsabilidade
Comprometimento Lealdade Responsabilidade social
Cooperação Liberdade Riqueza
Esperança Não discriminação Sinceridade
Ética Não julgar Outros. Quais?

 

Segundo passo: reflita sobre o que cada valor que você escolheu significa para você.  Pense em situações da sua vida em que esses valores foram considerados ou desconsiderados para tomar uma decisão, e o que aconteceu. Tome nota!

Terceiro passo: agora, eleja da sua lista os 5 valores mais relevantes para você.

Quarto passo: coloque os 5 valores escolhidos em ordem de importância, do mais importante para o menos importante.

Pronto!  Agora você tem sua lista de valores, com o significado de cada um e ordem de importância.  Se você tem, por exemplo, Liberdade como um valor, provavelmente não encontrará sucesso e felicidade em um trabalho cheio de regras, procedimentos e horários rígidos. Releia essa lista quantas vezes for necessário e a tenha como base para fazer suas escolhas de profissionais.