Como usar o coaching para promover mudança de comportamento nas organizações
27 de junho de 2019
Quem é o Profissional de RH mais Desejado pelas Organizações
18 de outubro de 2019

A importância do autoconhecimento para o sucesso profissional do profissional de RH

O autoconhecimento pode ser definido como a capacidade de conhecer suas características, pontos de força (e de fraqueza), habilidades e necessidades.

 

Você já deve ter ouvido diversas vezes que ter autoconhecimento é fundamental para o crescimento na carreira. Mas esse artigo não é só sobre isso!

 

Aqui eu vou falar sobre como o autoconhecimento pode trazer sucesso ao profissional de RH a partir de duas perspectivas:

  • da organização;
  • do próprio profissional de RH.

 

A primeira perspectiva fala dos processos que você implementa na organização para fomentar o autoconhecimento.  Você pode fazer isso de algumas formas:

  • implementando o processo de autoavaliação no ciclo de Avaliação de Desempenho;
  • desenhando e aplicando processos de mapeamento de competências (também chamados de Assessment);
  • sistematizando a prática de feedback.

 

Fazendo isso você consegue destaque para si mesmo pelos resultados que trará para a organização, dentre eles a melhoria de performance de quem foi impactado pelas ações que listei acima.  Ou seja, bom para você e bom para os demais colaboradores!

 

A segunda perspectiva fala da importância do autoconhecimento para você! Para te ajudar nesse processo de imersão, você pode lançar mão de:

  • processos de orientação de carreira, coaching e psicoterapia;
  • testes comportamentais e de personalidade;
  • autoavaliações.

 

Focar no seu autoconhecimento te dará a base necessária para tomar as melhores decisões para si mesmo, na carreira ou na vida de forma geral!

 

Conhece meu canal no Youtube? Clique aqui para acessar!

 

Quer saber como ampliar seu autoconhecimento e desenvolver as competências dos profissionais de RH mais desejados pelo mercado? Basta clicar aqui.