O manejo do luto na transição de carreira

O luto é um processo natural e necessário que ocorre quando perdemos algo ou alguém significativo em nossas vidas. Na transição de carreira, o luto pode ser desencadeado pela perda de um emprego, da identidade profissional, das relações sociais ou da rotina.

A transição de carreira é um processo complexo, que envolve mudanças em diversos aspectos da vida, tais como: a identidade profissional, as relações sociais e a rotina. Em muitos casos, esse processo pode ser acompanhado de sentimento de perda, tristeza, raiva e incerteza.

O manejo do luto é um processo importante para ajudar as pessoas a lidarem com essas emoções e a se adaptarem às mudanças.

Como orientadora de carreira, você pode ajudar seus clientes a vivenciarem o luto de forma saudável, apoiando-os nas seguintes fases:

1. Reconhecer e validar os sentimentos

É importante que o cliente reconheça e valide seus sentimentos, sem julgá-los ou reprimi-los. É normal sentir-se triste, zangado ou desmotivado durante o processo de transição de carreira.

Como orientadora, você pode ajudá-lo a identificar e nomear seus sentimentos, e a criar um espaço seguro para expressá-los.

2. Explorar as causas do luto

Entender as causas do luto pode ajudar o cliente a compreender melhor seus sentimentos e a encontrar formas de lidar com eles.

No processo de transição de carreira, você apoia na reflexão sobre as mudanças que estão ocorrendo em sua vida, e a identificar os aspectos que estão causando sofrimento.

3. Criar novas perspectivas

É importante que o cliente comece a criar novas perspectivas para o futuro, focando nos aspectos positivos da transição.

Nessa fase, você oferece suporte para que ele identifique suas habilidades e interesses, e desenvolva um plano de carreira que atenda às suas necessidades.

Ao apoiar seus clientes a lidarem com o luto na transição de carreira, você pode ajudá-los a passar por esse processo de forma saudável e a encontrar um novo caminho profissional.

Você não precisa ser psicóloga para trabalhar como orientadora de carreira, mas é fundamental que tenha conhecimento sobre psicologia para poder prestar um excelente serviço aos seus clientes.

Se você deseja trabalhar com orientação de carreira e aprender um método que é embasado na psicologia, clique aqui e conheça o Método GROWP©. A única capacitação profissional em orientação de carreira 100% on-line, reconhecida pelo MEC.

Veja também

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]