Orientação de carreira – como apoiar seu cliente na tomada de decisão

A tomada de decisões profissionais é um processo complexo que envolve diversos fatores, como nossos valores, interesses, habilidades e oportunidades disponíveis. Para tomar boas decisões, é importante que tenhamos clareza sobre o que é importante para nós e que seja avaliado cuidadosamente as opções disponíveis.

Quando você se torna uma orientadora de carreira, é fundamental que tenha conhecimento dessa dificuldade dos clientes, acolha e apoie direcionando para uma escolha consciente e segura. Por isso, conhecer ferramentas que ajudam nesse momento da tomada de decisão ajuda na sua confiança no atendimento.

A autora Kathia Maria Costa Neiva apresenta cinco tipos de critérios que podem ser considerados para tomar decisões profissionais:

  • Ambiente de trabalho: onde quero trabalhar, em que tipo de ambiente, em qual local.
  • Objetos e conteúdos de trabalho: com o que quero trabalhar, quais temas, quais objetos.
  • Atividades de trabalho: o que quero fazer.
  • Rotina de trabalho: qual rotina quero ter, trabalhar quantas horas por dia, em qual período, quais dias da semana.
  • Retornos de trabalho: como quero ser recompensada (emocionalmente e financeiramente) pelo meu trabalho.

Esses critérios podem ser adaptados às necessidades e prioridades individuais. Por exemplo, para uma pessoa que valoriza a flexibilidade, o critério “rotina de trabalho” pode ser mais importante do que o critério “objetos e conteúdos de trabalho”.

Tomar decisões profissionais é um processo desafiador, mas também pode ser muito gratificante. Se preparar, aprender um método e se manter atualizada na sua área, pode te ajudar a direcionar seus clientes a tomar decisões conscientes e seguras que os levarão a uma carreira de sucesso.

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