O papel do psicólogo no processo de Orientação de Carreira

Você sabe porquê os psicólogos são maioria no trabalho com Orientação de Carreira?

A orientação vocacional (nome que era utilizado) existe desde a década de 1920, mas foi somente na década de 1960 que a psicologia foi reconhecida como profissão legalmente constituída. Então, quem fazia orientação vocacional antes disso? É isso que vou te explicar.

O trabalho de OV no Brasil começa com um foco educacional, com a finalidade de apoiar os adolescentes a escolherem uma profissão. Esse trabalho era, na grande maioria dos casos, feito nas escolas. Por isso mesmo, a maioria dos orientadores eram pedagogos.

Pensem que, nessa época, os adultos não mudavam de profissão. Lembram que as pessoas nas décadas de 30, 40 e 50 se aposentavam fazendo a vida inteira a mesma coisa? Por isso, ainda não existia Orientação de Carreira.

Na década de 1960, com a psicologia reconhecida como profissão legalmente constituída, passa a ser exclusivamente do psicólogo a responsabilidade de aplicar testes psicológicos. Como nessa época o processo de OV era essencialmente conduzido através da aplicação de testes, o psicólogo assume o domínio da área.

Mas o paradigma vocacional é substituído na década de 70. Evoluímos percebendo que a escolha profissional é atravessada por diversos outros fatores, que não só os individuais tais como: influência da família e mercado de trabalho. Por isso, o nome do processo passa a ser Orientação Profissional. Então, os testes passam a ser uma PARTE do processo, não ele todo. É justamente nesse momento que se abre a possibilidade de novos profissionais atuarem na área de OP.

Você deve estar se perguntando: “Mas, aonde entra a Orientação de Carreira?” Chegou agora!

Na década de 90, com a globalização, internet e outros eventos acabou a estabilidade. Em um dia, a fábrica estava nos EUA, no mês seguinte todo mundo era demitido e a fábrica estava na Índia. Lembram? Essa instabilidade se refletiu, inclusive, nas carreiras que deixaram de ser vistas como uma única pista para serem vistas como um mar de possibilidades. Surge assim a demanda de apoiar os adultos a reverem suas escolhas e repensarem as carreiras, tomando várias decisões ao longo da vida. Aí sim, surge o processo de Orientação de Carreira.

Se você se identifica com essa área e deseja trabalhar com desenvolvimento humano, o primeiro passo é conhecer o Método GROWP – capacitação profissional em orientação de carreira, o único curso da área, totalmente on-line, reconhecido pelo MEC através da FBr. Clique aqui e conheça mais essa formação que pode alavancar a sua carreira.

Veja também

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]