3 motivos para produzir Relatório de Devolutiva na Orientação de Carreira

O relatório de devolutiva é o documento produzido ao final do processo de Orientação de Carreira e entregue ao cliente. Ele é uma síntese da trajetória que o cliente fez ao longo do processo e contem informações tais como: resultados de testes, número de sessões realizadas e técnicas aplicadas por sessão.

Este relatório é um instrumento riquíssimo e possibilita que, ao final do processo, o seu cliente tenha a oportunidade de revisitar os resultados das técnicas que ele vivenciou quantas vezes quiser e necessitar.

Confira abaixo três motivos que reforçam a importância da produção do Relatório de Devolutiva:

  • Experiência do cliente: Você ganha muitos pontos com o seu cliente, entregando de forma organizada, bonita e resumida um relatório com a trajetória que ele fez para decidir e planejar o próximo passo de carreira.
  • Indicação voluntária: Essa experiência gera a vontade no cliente de mostrar o relatório para outras pessoas e é natural que indique o seu trabalho.
  • Fechamento estruturado: Encerra o processo de Orientação de Carreira de forma estruturada, dando clareza ao cliente da trajetória que realizou para tomar uma decisão profissional consciente.

 

ATENÇÃO: se você é psicóloga deve considerar o padrão do CFP (Conselho Federal de Psicologia) para produção de documentos psicológicos.

 

Quer aprender a gerar um relatório de devolutiva que gere resultados? Na Formação em Orientação de Carreira, eu ensino todas as instruções necessárias para produzir seus relatórios, de acordo com padrões definidos pelo CFP. Clique aqui e comece já a sua formação.

 

Veja também

image
01 maio, 2024

Papéis e responsabilidades da orientadora de carreira

O papel do orientador vai além da mera condução de um processo. Ele assume a função de guia experiente, acompanhando o cliente em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e planejamento de carreira. Essa jornada, no entanto, exige um equilíbrio delicado entre guiar e não interferir.  Confira quais são as atitudes esperadas de uma […]

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]