Orientação Profissional e Orientação de Carreira: Quais as diferenças?

Você, que é profissional da área de Orientação de Carreira, já deve ter sido questionada com essa dúvida por possíveis clientes, certo?

É importante compreender que cada processo permitirá aos clientes experiências bem distintas. E, ter essa clareza, também facilita no momento de explicar para o cliente o processo e como ele impactará em seu momento atual.

Saiba quais são as principais diferenças entre os processos de Orientação Profissional e Orientação de Carreira:

  • Público-alvo: O processo de Orientação Profissional é para adolescentes que precisam de apoio para fazer a sua primeira escolha profissional. Em geral, o resultado é a escolha de um curso técnico ou universitário. Já em Orientação de Carreira, são adultos que já fizeram uma escolha profissional e precisam de apoio para escolher novamente. O resultado, em geral, é uma nova carreira, profissão ou área.
  • O processo: Em Orientação Profissional, ele possui três etapas. Em Orientação de Carreira são quatro etapas. A principal diferença é que, além das etapas de OP (dimensão interna, dimensão externa e decisão), no processo de OC finalizamos com a etapa Desdobramento, desdobrando a decisão do cliente em um plano de carreira.
  • Técnicas: Apesar de existirem técnicas que podem ser aplicadas nos dois tipos de processos, algumas (dependendo de seu objetivo) se aplicam melhor para um público ou para outro.

Justamente por existirem tantas diferenças que você precisa ficar atenta na hora de escolher uma formação na área! Muitos cursos prometem ensinar os dois mas, no final das contas, focam 99% nos adolescentes alegando que a mesma técnica “serve” para os dois públicos.

Deseja trabalhar ajudando adultos insatisfeitos profissionalmente? O primeiro passo é fazer a Formação em Orientação de Carreira e aprender o método que eu aplico e ensino no curso. Clique aqui e comece já a sua formação.

Veja também

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]