Como fazer a sessão devolutiva na Orientação de Carreira

A sessão de devolutiva encerra o processo de Orientação de Carreira. Nela, devemos fazer uma síntese da trajetória que o cliente fez para decidir seu próximo passo de carreira, correlacionando o resultado ao conhecimento que produziu ao longo das sessões.

Ela tem uma estrutura específica que você deve seguir. Confira aqui, o passo a passo para realizar a sessão de devolutiva:

1) Aspectos internos: Relate as características e interesses do orientando, e seus critérios de escolha profissional.

2) Aspectos de mercado: Relembre as profissões elencadas ao longo do processo, o resultado das pesquisas e entrevistas realizadas, quais opções descartou (e o motivo) e quais se interessou mais (por qual motivo).

3) Decisão: Entenda qual foi a decisão tomada, quais foram os prós e contras elencados para a escolha e qual a meta profissional que norteará o plano de carreira.

4) Recomendações: Faça recomendações que ajudem o orientando a seguir em frente. Pode ser uma palavra motivacional, alguma habilidade que ele precisa desenvolver, boas práticas para ter resultados com seu plano de ação.

Quer aprender mais sobre um método com base na psicologia para fazer atendimentos de adultos insatisfeitos profissionalmente? Clique aqui e conheça a Formação em Orientação de Carreira. A única capacitação profissional da área reconhecida pelo MEC, através da Faculdade Brasília.

Veja também

image
01 maio, 2024

Papéis e responsabilidades da orientadora de carreira

O papel do orientador vai além da mera condução de um processo. Ele assume a função de guia experiente, acompanhando o cliente em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e planejamento de carreira. Essa jornada, no entanto, exige um equilíbrio delicado entre guiar e não interferir.  Confira quais são as atitudes esperadas de uma […]

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]