Como integrar a vida pessoal com a vida profissional

Quero começar esse artigo lembrando uma coisa importante: sua vida é uma só! A separação entre vida pessoal e profissional foi algo inventado, para acreditarmos que temos que ter um tempo específico para trabalhar e, assim, termos mais produtividade.

 

Trabalhar com essas duas dimensões da vida de forma desintegrada só traz sofrimento! O único caminho para você encontrar felicidade na sua vida profissional é integrá-la a quem você é e ao que deseja ter. Exemplo: se você valoriza tempo com a família, permanecer em um trabalho que lhe obrigue a fazer uma carga horária diária de 12h não trará felicidade.

 

Aí você deve estar se perguntando: “Fabi como faço isso?” A integração da vida pessoal com a profissional é um processo. E esse processo começa com a clareza de quem você é e do que você quer. Para lhe ajudar a trilhar esse caminho, deixarei aqui o exercício Mural da Minha Vida Extraordinária.

 

Ele tem como objetivo lhe ajudar a definir a Vida Extraordinária que deseja ter, olhando cinco grandes áreas:

  1. Saúde física e mental
  2. Trabalho
  3. Família
  4. Relacionamento amoroso
  5. Saúde financeira

 

Vamos então para o passo a passo de como construir o seu mural.

  • Passo 1) Selecione imagens da internet que representem a sua vida extraordinária, considerando aquilo que você almeja nas cinco áreas que eu descrevi anteriormente. Pode ser mais de uma imagem por área.
  • Passo 2) Forme frases, traduzindo em palavras, o que cada imagem representa. Ex.: Na minha vida extraordinária eu tenho tempo para fazer exercício físico durante 1h, três vezes por semana.
  • Passo 3) Organize as frases por área da vida.
  • Passo 4) Responda a seguinte pergunta: como o trabalho que tenho hoje, me ajuda a viver essa vida extraordinária?
  • Passo 5) Defina o que você precisa transformar no seu trabalho atual para viver essa vida que deseja.
  • Passo 6) Transforme aquilo que precisa transformar um plano de ação, definindo claramente o que fará, como fará, onde fará, quem fará para concluir as ações necessárias.

 

Ao final desse exercício você terá clareza da vida que quer ter e o que precisa fazer para chegar lá. Esse é o primeiro passo do seu processo de integração da vida pessoal com a vida profissional.

 

Antes de finalizar eu quero registrar só mais uma coisa para você: o segredo não é ir rápido, é a constância. Não se preocupe em fazer mudanças rápidas, foque em definir datas factíveis e ações que realmente causarão a transformação que deseja.

 

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado! Adoraria receber o seu retorno de como foi construir o seu mural da vida extraordinária. Me escreva através do e-mail contato@fabianaabath.com.

 

Veja também

image
01 maio, 2024

Papéis e responsabilidades da orientadora de carreira

O papel do orientador vai além da mera condução de um processo. Ele assume a função de guia experiente, acompanhando o cliente em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e planejamento de carreira. Essa jornada, no entanto, exige um equilíbrio delicado entre guiar e não interferir.  Confira quais são as atitudes esperadas de uma […]

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]