Transição de Carreira: como superar a dificuldade “eu não sei por onde começar”

Eu quero fazer transição de carreira, mas não tenho ideia de por onde devo começar”. Essa, sem dúvida, é a queixa que mais aparece no discurso de quem me procura para fazer Orientação de Carreira. Quer mudar, mas não sabe por onde começar a mudança.

Se você está nessa situação, esse artigo vai te ajudar 🙂 Leia até o final e confira o que deve fazer para começar a sua transição de carreira.

 

Passo 1)

Tudo bem você não saber o que quer, mas você precisa saber o que não quer mais. Para isso, faça uma lista de tudo o que te deixa insatisfeita com a situação atual. Pode ser: não ter controle do próprio horário, chefe autoritário, trabalhar longe de casa e por aí vai.

 

Passo 2)

Para cada coisa que não gosta na situação atual, escreva (no mínimo) 3 soluções possíveis. Solte sua imaginação! Escreva tudo o que vem em mente, tudo mesmo! Agora você já sabe o que não te agrada na situação atual e como pode resolver cada uma delas.

 

Passo 3)

Analise o resultado do seu exercício. Dê uma boa olhada nos problemas que listou e nas soluções possíveis. Agora chegou o momento de definir o que pode começar a mudar hoje. Começar a mudar aquilo que te incomoda no presente já significa iniciar seu processo de transição!

 

Passo 4)

Desenhe seu plano de ação. Agora escreva num papel tudo o que se compromete a definindo uma data limite (factível!) para cada ação.

 

>> Perceba uma coisa: o mais importante para começar o processo de transição de carreira (ou qualquer mudança na sua vida) é tirar a cabeça do futuro ou do passado e trazê-la para o presente. Depois de realizar esses quatro passos você saberá exatamente o que precisa fazer hoje para mudar aquilo que te incomoda. E tudo bem ainda não saber exatamente o que quer.

 

O caminho que você vai percorrer durante a mudança daquilo que não te agrada, ajudará a definir exatamente aquilo o que quer. Só não dá para ficar parada.

 

Tenha uma coisa em mente: você fez o melhor que pôde até o momento por você e sua carreira. Fique orgulhosa de onde está e do que conquistou até agora. Ter essa consciência te deixará mais fortalecida para dar os passos que precisa e realizar a mudança que deseja.

 

Já conhece minhas redes sociais? Clique no link para acessar!

 

Até a próxima!

Veja também

image
01 maio, 2024

Papéis e responsabilidades da orientadora de carreira

O papel do orientador vai além da mera condução de um processo. Ele assume a função de guia experiente, acompanhando o cliente em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e planejamento de carreira. Essa jornada, no entanto, exige um equilíbrio delicado entre guiar e não interferir.  Confira quais são as atitudes esperadas de uma […]

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]