Transição de Carreira: como superar a dificuldade “eu não tenho tempo”

“Eu já trabalho, tenho que cuidar de casa, dos filhos e não consigo dedicar tempo para planejar e começar uma outra carreira”. O tempo passou a ser o grande vilão da vida atual. Apesar de a tecnologia ter nos dado um monte de coisas para otimizar tempo, ninguém tem tempo para nada!

Se você quer fazer uma transição de carreira e também acha que não vai ter tempo para planejar, estudar e iniciar essa nova vida, então fica comigo até o final que eu vou te ajudar a repensar isso.

Primeira coisa que você precisa lembrar (porque você já sabe disso): TODOS nós temos 24h todos os dias. Isso independe de raça, cor, nacionalidade, crença religiosa… o tempo é o mesmo. O que escolhemos fazer com ele é que é diferente. Você escolhe no que focar.

Por isso, comece fazendo uma avaliação de como está distribuindo seu tempo atualmente. Pegue uma agenda (pode ser de papel ou mesmo a agenda do celular) e preencha todos os horários com suas atividades: trabalho, cuidados com a família, cuidado com a casa, cursos, dormir, exercício físico, lazer e etc. Isso vai te dar uma real noção do que está fazendo com o seu tempo.

Depois de fazer esse exercício, verifique o que pode otimizar para dedicar um tempo para sua transição. Mesmo que seja uma hora só por semana. Se isso é o que é possível hoje, trabalhe com o que é possível, mas FAÇA ALGUMA COISA POR VOCÊ. É melhor feito do que perfeito. Para isso você vai precisar ter foco e disciplina. Nós temos uma tendência a fazer as coisas do jeito que já sabemos fazer e de resistir à mudança. Fique atento a isso.

Conforme você for evoluindo e colhendo frutos do tempo que está dedicando, naturalmente você vai aumentar o tempo dedicado para essa transição.

 

Relembrando:

  • Você tem as mesmas 24h que todo mundo tem.
  • Escreva numa agenda tudo o que faz, para ter uma noção exata do que está fazendo com o seu tempo.
  • Verifique o que pode otimizar para abrir espaço para sua transição de carreira, mesmo que seja uma hora por semana.
  • Defina um tempo possível (não o ideal). Comece pelo o que consegue fazer hoje e gradativamente vá aumentando esse tempo.

 

Lembre-se: fazer escolhas significa deixar algo para trás. Para você dedicar tempo para sua transição de carreira, você terá que deixar de fazer alguma outra coisa. E está tudo bem, se essa mudança de vida for realmente importante para você J

 

Já conhece minhas redes sociais? Clique no link para acessar!

Veja também

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]