O que fazer para conseguir o primeiro emprego?

No dia 02 de janeiro de 2018 fiz uma enquete lá no Facebook e os seguidores da página registraram suas maiores dúvidas sobre Planejamento de Carreira. Vou responder hoje a dúvida da Patricia Rangel. A pergunta dela foi a seguinte:

 

“Quais são as dicas para os estudantes que acabaram de se formar e não estão conseguindo o primeiro emprego? Enquanto procurarem, devem investir na formação? Fazer alguma pós-graduação na mesma área ou até em uma área mais abrangente visando ampliar a busca por vagas já que o mercado está difícil?”

Como a Patricia fez várias perguntas, vou responder em tópicos para ficar mais fácil a partir da primeira pergunta feita por ela: quais são as dicas para estudantes que acabaram de se formar e não estão conseguindo o primeiro emprego 😉

 

Dica 1 – pesquise qual área de atuação da sua formação está em alta. Lembre-se que uma profissão tem vários caminhos de carreira possíveis. Verifique (dentro das opções que você se identifica) qual seria a melhor área para investir tempo enviando currículos e participando de processos de seleção.

Dica 2 – acione sua rede! Você precisa contar para amigos, parentes, professoras e colegas de faculdade que já conseguiram entrar no mercado de trabalho que está em busca de uma vaga. Fale para essas pessoas quais áreas são de seu interesse e mande seu currículo.

Dica 3 – fique de olho nos programas de trainee! Esses programas são uma excelente oportunidade para recém-formados serem contratados e treinados por grandes empresas. Se você quer saber mais sobre programas de trainee clique aqui e confira a matéria que o G1 fez sobre o tema.

Dica 4 – invista numa especialização ou pós-graduação, assim que sair da graduação, somente se isso for tratado como condição para você exercer a carreira que escolheu! Pesquise as vagas em aberto que te interessam e analise cuidadosamente o que está sendo exigido: tempo de experiência, formação e etc. Somente depois de fazer essa avaliação decida se vale a pena emendar a graduação em uma pós-graduação. Minha sugestão é que você se especialize em algo que já tem certeza que gostou de fazer.

 

Espero ter respondido a dúvida da Patricia Rangel e ter ajudado você a planejar sua carreira!

Veja também

image
01 maio, 2024

Papéis e responsabilidades da orientadora de carreira

O papel do orientador vai além da mera condução de um processo. Ele assume a função de guia experiente, acompanhando o cliente em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e planejamento de carreira. Essa jornada, no entanto, exige um equilíbrio delicado entre guiar e não interferir.  Confira quais são as atitudes esperadas de uma […]

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]