Como realizar os seus sonhos

Provavelmente você já deve ter ouvido falar na importância em ter metas, em se planejar e etc. A questão é que muitos falam disso, mas são poucos os que ensinam como estabelecer metas, e raros aqueles que te apoiam a sonhar grande.

Nesta semana a dica de leitura que dei no Facebook foi o livro “Mais Rápido e Melhor” do autor Charles Duhigg. Ele traz ótimas dicas de como estabelecer metas e realizar sonhos, que vou compartilhar aqui com vocês.

Antes de tudo você precisa saber o que é a metodologia SMART. SMART é um acrônimo em inglês com as inicias das características ideais que uma meta deve ter. São elas:

S M A R T
Específicas Mensuráveis Atingíveis Relevantes Temporais

(com prazos definidos)

Mas aí vem a pergunta: cumprir a metodologia SMART é suficiente para atingir seus objetivos maiores? Provavelmente, não. Você precisa antes definir o que quer, qual é seu sonho. Sonhe alto, se force a ultrapassar suas barreiras.

E depois de definir um objetivo realmente desafiador, comece a dividi-lo em passos concretos de curto prazo. Pergunte-se: que progresso realista é possível obter daqui a um dia da semana? Um mês? Por exemplo: se sua meta é correr uma maratona, quantos quilômetros você vai conseguir correr por dia nas próximas três semanas? Assim você definirá metas próximas, ou seja, metas menores que se atingidas, aumentarão a probabilidade de que seu objetivo maior seja atingido.

Veja o exemplo que o autor traz no livro (p.112):

Qual é sua meta desafiadora?

(Correr uma maratona)

Qual é a sua meta, especificamente?

(Correr onze quilômetros, sem parar)

Como você vai mensurar o sucesso? Como saberá que está conseguindo?

(Correndo duas voltas no parque, sem parar)

Isso é realista?

(Sim, se eu acordar cedo três vezes na semana)

Isso é atingível?

(Sim, se eu correr todas as segundas, quartas e sextas)

Qual é o seu cronograma?

(Correr cinco quilômetros essa semana, e oito quilômetros na semana que vem.)

Concluindo: não importa só se suas metas cumprem toda a metodologia SMART. O mais importante é ter um “sonho grande” e transformá-lo em um plano concreto e realista (é aí que a metodologia SMART ajuda). Quer apoio para montar seu planejamento, priorizar as ações e se organizar? O coaching é uma ferramenta poderosa te apoia a transformar sonhos em realidade.

Veja também

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]