Transição de Carreira: como superar a dificuldade “eu não tenho tempo”
10 de janeiro de 2020
Livre-se dessas crenças para fazer as mudanças que deseja na sua carreira
22 de janeiro de 2020

Transição de Carreira: como superar a dificuldade “eu não sei por onde começar”

Eu quero fazer transição de carreira, mas não tenho ideia de por onde devo começar”.  Essa, sem dúvida, é a queixa que mais aparece no discurso de quem me procura para fazer Orientação de Carreira.  Quer mudar, mas não sabe por onde começar a mudança.

Se você está nessa situação, esse artigo vai te ajudar 🙂 Leia até o final e confira o que deve fazer para começar a sua transição de carreira.

 

Passo 1)

Tudo bem você não saber o que quer, mas você precisa saber o que não quer mais.  Para isso, faça uma lista de tudo o que te deixa insatisfeita com a situação atual. Pode ser: não ter controle do próprio horário, chefe autoritário, trabalhar longe de casa e por aí vai.

 

Passo 2)

Para cada coisa que não gosta na situação atual, escreva (no mínimo) 3 soluções possíveis. Solte sua imaginação! Escreva tudo o que vem em mente, tudo mesmo! Agora você já sabe o que não te agrada na situação atual e como pode resolver cada uma delas.

 

Passo 3)

Analise o resultado do seu exercício. Dê uma boa olhada nos problemas que listou e nas soluções possíveis.  Agora chegou o momento de definir o que pode começar a mudar hoje. Começar a mudar aquilo que te incomoda no presente já significa iniciar seu processo de transição!

 

Passo 4)

Desenhe seu plano de ação.  Agora escreva num papel tudo o que se compromete a definindo uma data limite (factível!) para cada ação.

 

>> Perceba uma coisa: o mais importante para começar o processo de transição de carreira (ou qualquer mudança na sua vida) é tirar a cabeça do futuro ou do passado e trazê-la para o presente.  Depois de realizar esses quatro passos você saberá exatamente o que precisa fazer hoje para mudar aquilo que te incomoda. E tudo bem ainda não saber exatamente o que quer.

 

O caminho que você vai percorrer durante a mudança daquilo que não te agrada, ajudará a definir exatamente aquilo o que quer.  Só não dá para ficar parada.

 

Tenha uma coisa em mente: você fez o melhor que pôde até o momento por você e sua carreira.  Fique orgulhosa de onde está e do que conquistou até agora.  Ter essa consciência te deixará mais fortalecida para dar os passos que precisa e realizar a mudança que deseja.

 

Já conhece minhas redes sociais? Clique no link para acessar!

 

Até a próxima!