Perguntas frequentes sobre coaching de carreira

O termo Coaching tem sido amplamente divulgado na mídia e nas redes sociais. Muitos são aqueles que se apresentam como coach, e para deixar a coisa mais difícil, há um monte de variações do processo de coaching: coaching de vida, coaching financeiro, coaching de carreira…

Por isso, muitas pessoas ainda não sabem direito o que é o coaching e como esse processo pode ajudar no seu desenvolvimento profissional.

Percebendo isso me dei uma missão: explicar, tim tim por tim tim o que é o processo de coaching de carreira e como eu conduzo esse processo.  Então, dá uma olhada nas perguntas abaixo e veja se consegui te ajudar. Se não ajudou, me manda sua dúvida (ou aqui pelo site ou nas redes sociais) que eu respondo 🙂

 

  1. O que é coaching?

“Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades”. Essa é a definição dada por José Roberto Marques, presidente do IBC Coaching.

Eu grifei a palavra metodologia para já começar esclarecendo uma coisa: o coaching é uma técnica que pode ser aplicada em diferentes contextos (profissionais ou não), desde que exista uma das necessidades listadas na definição acima.

Por conta disso, alguns profissionais que aplicam o coaching (o coach) definem um nicho de atuação.  Eu, por exemplo, trabalho especificamente com Coaching de Carreira.

 

  1. O que é coaching de carreira?

É um nicho do coaching voltado, especificamente, para o atingimento de metas, solução de problemas e desenvolvimento de habilidades no contexto profissional.  Se você já quer saber para quem o coaching de carreira é indicado, pula lá para a pergunta 6.

 

  1. Qual a diferença entre coaching de carreira e o processo de orientação profissional?

Como falei na resposta da pergunta 1 (O que é coaching?), o coaching é uma metodologia.  Já a Orientação Profissional (ou vocacional como costuma ser chamada) é o processo de apoiar um indivíduo a reconhecer sua identidade profissional, a encontrar um direcionamento daquilo que deseja fazer em relação ao trabalho.  Ou seja, a metodologia do coaching aplicada em um processo de Orientação Profissional, torna-se Coaching de Carreira (ou Coaching Vocacional). Se quiser ler sobre essas diferenças, clica aqui para acessar o artigo que já escrevi aqui no site.

 

  1. Quem pode ser coach?

Coach é o termo em inglês utilizado para se referir ao profissional que conduz o processo de coaching.  Aqui no Brasil qualquer pessoa (qualquer mesmo) pode ser coach, já que não existe nenhum órgão que regulamenta a profissão.  Basta que o candidato à coach faça um curso de formação em coaching e ele já poderá se apresentar como coach.

Aí é que mora o perigo! Grande parte dos cursos de formação duram um final de semana (isso mesmo, dois dias) e não exigem horas de estágio ou prática profissional supervisionada antes de considerar o coach formado.

Por isso eu prefiro me definir assim: eu sou Psicóloga e aplico o Coaching de Carreira como técnica para apoiar meus clientes no atingimento de objetivos profissionais.  Acredite, isso faz total diferença!  Antes de fazer a formação em coaching eu já atuava como Orientadora Profissional e estudava MUITO esse tema. Fora a experiência de mais de 15 anos que possuo na área de RH, apoiando as pessoas nas suas escolhas profissionais.

Então, fique atento ao profissional que você escolherá para fazer coaching.  Pesquise a formação desse profissional e peça referências!

 

  1. Coaching é a mesma coisa que psicoterapia?

NÃO! NÃO! NÃO! Já coloquei assim com letra grande e três vezes para não ter dúvida.  Para ser psicoterapeuta é necessário ser graduado em Psicologia e ter registro ativo no CRP (Conselho Regional de Psicologia). Além das diferentes exigências de formação entre os profissionais que conduzem o processo (veja na pergunta 4 a formação necessária para um coach), tanto a estrutura quanto a dinâmica também são diferentes.  Veja algumas delas:

Psicoterapia Coaching
Não tem tempo pré-definido para terminar. Tem tempo pré-definido para terminar.
É conduzida exclusivamente por um Psicólogo. É conduzido por um profissional com formação em Coaching.
Cada sessão dura entre 50 min e 1h. Cada sessão dura entre 1h e 1h30min.
Não tem um tema pré-definido. Tem tema pré-definido.

 

  1. Para quem o coaching de carreira é indicado?

Para qualquer jovem ou adulto que tenha uma demanda relacionada à carreira ou profissão.  Algumas demandas possíveis:

  • Primeira escolha profissional: quando o adolescente está se preparando para escolher a profissão que irá seguir.
  • Entrada no mercado de trabalho: quando um universitário quer apoio para decidir como planejará sua carreira e direcionará sua entrada no mercado de trabalho.
  • Mudança de profissão ou carreira: quando um profissional que já atua no mercado de trabalho deseja mudar de profissão ou mudar o foco de sua carreira.
  • Planejamento de carreira: quando um profissional em qualquer fase de sua carreira quer apoio para planejar sua carreira a curto, médio ou longo prazo.
  • Desenvolvimento de profissional: quando um profissional deseja apoio para crescer e se desenvolver em sua carreira.
  • Preparação e desenvolvimento de novos líderes: quando alguém que acabou de assumir uma posição de liderança busca apoio para desenvolver competências específicas dessa nova atuação profissional.

Por isso eu sempre digo que o coaching de carreira é indicado para todo mundo e pode apoiar demandas de qualquer momento de carreira. Aproveita e acessa o artigo “Orientação Profissional é só para Adolescentes?” que está disponível no meu blog.

 

  1. Quanto tempo dura o processo de coaching de carreira?

Essa resposta variará bastante! Eu conduzo o processo, em média, com 11 sessões.  São encontros semanais, com cerca de 1h a 1h30min de duração cada.

 

  1. Posso fazer coaching de carreira mais de uma vez?

Pode! Como respondi na pergunta 6 (Para quem o coaching de carreira é indicado) o processo de coaching fornece apoio a pessoas em diferentes momentos de carreira. Por isso, é provável que você precise da ajuda de um coach de carreira mais de uma vez.

 

  1. Dá para fazer sessão de coaching pela internet?

Sim! E dá muito certo!  Hoje existem vários programas de videoconferência que funcionam perfeitamente e permitem que até sessões de psicoterapia sejam realizadas pela internet (clique aqui e veja que o Conselho Federal de Psicologia regulamentou o atendimento psicológico via internet).  Eu, atualmente, faço 95% dos processos de coaching via Internet.

Assim você pode fazer suas sessões de coaching do local mais apropriado para você, desde que tenha um computador ou outro dispositivo com acesso à internet. Sem perder tempo no trânsito, sem custo de transporte e estacionamento. Aproveita e acessa o artigo “Dá pra fazer Orientação Profissional via internet, ou precisa ser presencialmente?” que está disponível no meu blog.

 

  1. Quanto custa o processo de coaching de carreira?

Caramba! Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder. Isso variará muito de profissional para profissional e de região para região. Se você tem interesse em conhecer mais sobre processo de coaching e saber os detalhes sobre o valor do investimento, basta me procurar através de um dos contatos que estão aqui no site ou através das redes sociais.

Recommended Posts