Carreira e Maternidade
26 de maio de 2020
Plano B de carreira: quais são as opções que você tem, além do trabalho como “CLT”
14 de agosto de 2020

Os sete passos para definir seu Plano B de carreira

Estou chamando de Plano B, o trabalho realizado sem ser empregado de alguém. O Plano B (que pode até se tornar plano A) é uma alternativa para profissionais que, por algum motivo, não conseguem se recolocar como empregado.

Para definir o seu plano B, precisará passar pelos passos que darei aqui:

Passo 1) Tenha clareza de suas habilidades, interesses, necessidades e recursos. O que faz bem? O que gosta de fazer? Costuma ser elogiado por fazer o que? Que necessidades busca satisfazer através deste trabalho? Que recursos você tem (dinheiro, suporte, matéria prima, equipamentos, tempo…) para colocar o plano B para rodar.

Passo 2) Quais as opções de trabalho estão em linha com o que listou na etapa 1? Deixarei aqui algumas opções: prestação de serviço (em geral), consultoria, mentoria, dar aulas, vender produtos.

Passo 3) Escolha, pelo menos, três opções dentro das suas áreas de interesse e vá para campo fazer pesquisa! Converse com profissionais que já atuam no formato que está pesquisando, busque informações na internet, estude o mercado (se está em crescimento, manutenção ou declínio; se tem demanda; quais recursos teria que ter disponível para começar; como é a rotina de trabalho; principais obstáculos e etc.)

Passo 4) Coloque no papel os prós e contras de cada uma das opções levantadas. Depois coloque as opções em ordem, da melhor para a pior opção, de acordo com os critérios utilizados para analisar os pontos positivos e negativos de cada uma).

Passo 5) Tome a melhor decisão que pode tomar! Escolha uma opção.

Passo 6) TESTE! Coloque o negócio para rodar no modelo de menor produto viável.

Passo 7) Analise os resultados e monte o planejamento dos próximos passos.

Se você quiser um material estruturado com esse passo a passo, faça o download do e-book ESCOLHA BEM. Lá eu descrevo as algumas das técnicas que aplico com os meus clientes e que te ajudarão a escolher seu plano B.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com outras pessoas 🙂