Os três pilares que sustentam a satisfacação profissional
9 de março de 2021
Não consegue escolher? Esse pode ser o motivo.
16 de março de 2021

Orientação de Carreira? Coaching de Carreira? Mentoria? Qual a diferença entre estes três serviços e quando contratar cada um deles.

Qual a diferença entre Orientação de Carreira, Coaching de Carreira e Mentoria? Dúvida muito comum entre as pessoas que buscam ajuda para resolver algum dilema da vida profissional. Neste artigo eu te conto qual a diferença entre esses serviços.  Veja!

 

>>ORIENTAÇÃO de carreira: tem como principal objetivo apoiar o cliente a fazer uma escolha profissional, baseada em sua identidade profissional e dados de mercado. Tem um número de sessões pré-definido (que variam muito de orientador para orientador), e cada encontro tem duração de 50 min à 1h. A maioria dos Orientadores é formada por psicólogos, mas a técnica pode ser aplicada por profissionais de outras formações, desde que não apliquem testes que são exclusivos de psicólogos. O trabalho não é diretivo: a missão do orientador é ajudar seu cliente a ter clareza de quem ele é, do que quer, das opções que existem e a fazer uma escolha.

 

>>COACHING de carreira: técnica que apoia os seus clientes a atingirem uma meta profissional. Por ser uma técnica, pode ser aplicada por qualquer pessoa que a domine, independentemente de formação de base. O trabalho é 100% focado na meta. Tem um número de sessões pré-definido (que variam muito de coach para coach), e cada encontro tem duração de 1h a 1h30min. O trabalho não é diretivo: o coach ajuda seu cliente a definir estratégias para atingir a meta definida para o processo. Mas a escolha da estratégia é do cliente (não do coach).

 

>>MENTORIA de carreira: trabalho realizado por um profissional com mais experiência, que já conquistou / trilhou um determinado caminho e agora ajudará pessoas que queiram chegar aonde ele chegou. Aqui o trabalho é diretivo! O mentor diz você fez certo, fez errado, deve fazer assim ou assado. O número de sessões e o tempo de duração de cada uma irão variar de acordo com a demanda do cliente e da agenda do mentor. Técnica muito utilizada em empresas para que líderes mais experientes ajudem no desenvolvimento de quem está começando agora em cargos de gestão.

 

Agora você já tem informações suficientes para tomar a melhor decisão de qual profissional ajudará na solução de seu problema!   Atualmente eu trabalho da seguinte forma:

  1. Orientação de Carreira: atendendo adultos que estão insatisfeitos com sua vida profissional e buscam ajuda para definir seu próximo passo de carreira, e um plano de ação para alcançar seu objetivo.
  2. Mentoria: formando e desenvolvendo outros Orientadores de Carreira.

 

Lembre-se: pedir ajuda não é sinônimo de fracasso; significa que você está indo na direção daquilo que deseja!

 

Esse conteúdo te ajudou? Então, compartilhe este artigo com outras pessoas que também possam precisar dessas dicas! Aproveita e me segue nas redes sociais: