O que fazer para conseguir o primeiro emprego?

No dia 02 de janeiro de 2018 fiz uma enquete lá no Facebook e os seguidores da página registraram suas maiores dúvidas sobre Planejamento de Carreira. Vou responder hoje a dúvida da Patricia Rangel. A pergunta dela foi a seguinte:

 

“Quais são as dicas para os estudantes que acabaram de se formar e não estão conseguindo o primeiro emprego? Enquanto procurarem, devem investir na formação? Fazer alguma pós-graduação na mesma área ou até em uma área mais abrangente visando ampliar a busca por vagas já que o mercado está difícil?”

Como a Patricia fez várias perguntas, vou responder em tópicos para ficar mais fácil a partir da primeira pergunta feita por ela: quais são as dicas para estudantes que acabaram de se formar e não estão conseguindo o primeiro emprego 😉

 

Dica 1 – pesquise qual área de atuação da sua formação está em alta. Lembre-se que uma profissão tem vários caminhos de carreira possíveis. Verifique (dentro das opções que você se identifica) qual seria a melhor área para investir tempo enviando currículos e participando de processos de seleção.

Dica 2 – acione sua rede! Você precisa contar para amigos, parentes, professoras e colegas de faculdade que já conseguiram entrar no mercado de trabalho que está em busca de uma vaga. Fale para essas pessoas quais áreas são de seu interesse e mande seu currículo.

Dica 3 – fique de olho nos programas de trainee! Esses programas são uma excelente oportunidade para recém-formados serem contratados e treinados por grandes empresas. Se você quer saber mais sobre programas de trainee clique aqui e confira a matéria que o G1 fez sobre o tema.

Dica 4 – invista numa especialização ou pós-graduação, assim que sair da graduação, somente se isso for tratado como condição para você exercer a carreira que escolheu! Pesquise as vagas em aberto que te interessam e analise cuidadosamente o que está sendo exigido: tempo de experiência, formação e etc. Somente depois de fazer essa avaliação decida se vale a pena emendar a graduação em uma pós-graduação. Minha sugestão é que você se especialize em algo que já tem certeza que gostou de fazer.

 

Espero ter respondido a dúvida da Patricia Rangel e ter ajudado você a planejar sua carreira!

Veja também

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]

image
20 mar, 2024

Como vender seu serviço de orientação de carreira com confiança

Você pode se deparar com muitos obstáculos na hora de vender seus serviços de orientação de carreira e sentir que está sem rumo, com bloqueios que impedem o seu sucesso. A falta de clareza sobre o público-alvo e a solução oferecida são dois dos principais desafios que podem travar o crescimento do seu negócio. Saiba […]

image
18 mar, 2024

Orientação de carreira: o impacto da aplicação de testes no processo

A aplicação de testes no processo de orientação de carreira  é uma ferramenta valiosa, desde que utilizada com sensibilidade e foco no desenvolvimento do indivíduo. Acredite: o problema não está nos testes em si, mas sim na abordagem com a qual eles são aplicados. Eles não devem ser vistos como decisores do destino profissional, mas […]