Definindo Objetivos
5 de novembro de 2016
Fatores que influenciam nas escolhas profissionais
20 de abril de 2017

Construindo o meu futuro profissional

Imaginar como estará profissionalmente no futuro é um exercício te ajudará a comparar onde está e aonde quer chegar.  Refletir sobre isso é o primeiro passo para definir seus objetivos profissionais e montar seu planejamento de carreira.

Então, para guiar você nessa reflexão, lhe convido a escrever o seu Currículo do Futuro.  Se imagine daqui a dez anos. Pense no profissional que deseja ser, o que deseja ter aprendido, que experiências deseja ter tido, que cargo deseja ocupar, onde deseja trabalhar.  Para facilitar, essa “viagem no tempo”, tenha em mãos sua lista de valores e seus objetivos (veja os artigos “Quais são os meus valores?” e “Definindo Objetivos” aqui no blog).

Agora responda a essas perguntas para construir o seu Currículo do Futuro. Lembre-se de responde-las como se estivesse em 2026.

Dados Pessoais Qual é a sua idade? Onde mora? Qual é o seu estado civil? Quantos filhos tem?
Objetivo Qual é o seu objetivo profissional? Em qual área deseja trabalhar? Ocupando qual cargo? Fazendo o que? Com qual salário?
Experiências Profissionais Quais experiências você deseja ter tido? Por quais empresas passou? Que cargos ocupou? Que projetos e atividades já realizou?
Escolaridade Qual é o seu grau de escolaridade? No que é formado? Onde se formou? Quando se formou? Está estudando no momento? Que tipo de formação está fazendo?
Demais cursos e especializações Que cursos e/ou especializações já concluiu? Está fazendo algum no momento? Que tipo de curso e/ou especialização está fazendo?
Principais conhecimentos e habilidades Quais são os seus conhecimentos e habilidades de destaque? Algum programa ou processo específico? Tem conhecimento de algum idioma? Qual(is)? Qual é o seu grau de domínio desse(s) idioma(s)?
Outras informações Tem disponibilidade para viagens? Tem disponibilidade para mudança de cidade? E de país?

 

Lembre-se de que quanto mais o seu Currículo do Futuro estiver alinhado aos seus valores e objetivos, maior as chances de você atingir satisfação pessoal e profissional. Agora que você já tomou consciência  aonde quer chegar daqui dez anos, trabalhe duro e seja persistente!  Mude a rota desenhada apenas se você tiver avistado uma oportunidade melhor ao longo do caminho.

Esse é o último post no blog da série sobre Autoconhecimento que comecei em outubro, com o artigo A Importância do Autoconhecimento no Planejamento de Carreira. Espero que tenha ajudado você aumentar o conhecimento sobre si mesmo e a planejar sua carreira. Em breve haverá mais novidades aqui no blog!