Construindo o meu futuro profissional

Imaginar como estará profissionalmente no futuro é um exercício te ajudará a comparar onde está e aonde quer chegar. Refletir sobre isso é o primeiro passo para definir seus objetivos profissionais e montar seu planejamento de carreira.

Então, para guiar você nessa reflexão, lhe convido a escrever o seu Currículo do Futuro. Se imagine daqui a dez anos. Pense no profissional que deseja ser, o que deseja ter aprendido, que experiências deseja ter tido, que cargo deseja ocupar, onde deseja trabalhar. Para facilitar, essa “viagem no tempo”, tenha em mãos sua lista de valores e seus objetivos (veja os artigos “Quais são os meus valores?” e “Definindo Objetivos” aqui no blog).

Agora responda a essas perguntas para construir o seu Currículo do Futuro. Lembre-se de responde-las como se estivesse em 2026.

Dados Pessoais Qual é a sua idade? Onde mora? Qual é o seu estado civil? Quantos filhos tem?
Objetivo Qual é o seu objetivo profissional? Em qual área deseja trabalhar? Ocupando qual cargo? Fazendo o que? Com qual salário?
Experiências Profissionais Quais experiências você deseja ter tido? Por quais empresas passou? Que cargos ocupou? Que projetos e atividades já realizou?
Escolaridade Qual é o seu grau de escolaridade? No que é formado? Onde se formou? Quando se formou? Está estudando no momento? Que tipo de formação está fazendo?
Demais cursos e especializações Que cursos e/ou especializações já concluiu? Está fazendo algum no momento? Que tipo de curso e/ou especialização está fazendo?
Principais conhecimentos e habilidades Quais são os seus conhecimentos e habilidades de destaque? Algum programa ou processo específico? Tem conhecimento de algum idioma? Qual(is)? Qual é o seu grau de domínio desse(s) idioma(s)?
Outras informações Tem disponibilidade para viagens? Tem disponibilidade para mudança de cidade? E de país?

 

Lembre-se de que quanto mais o seu Currículo do Futuro estiver alinhado aos seus valores e objetivos, maior as chances de você atingir satisfação pessoal e profissional. Agora que você já tomou consciência aonde quer chegar daqui dez anos, trabalhe duro e seja persistente! Mude a rota desenhada apenas se você tiver avistado uma oportunidade melhor ao longo do caminho.

Esse é o último post no blog da série sobre Autoconhecimento que comecei em outubro, com o artigo A Importância do Autoconhecimento no Planejamento de Carreira. Espero que tenha ajudado você aumentar o conhecimento sobre si mesmo e a planejar sua carreira. Em breve haverá mais novidades aqui no blog!

Veja também

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]

image
20 mar, 2024

Como vender seu serviço de orientação de carreira com confiança

Você pode se deparar com muitos obstáculos na hora de vender seus serviços de orientação de carreira e sentir que está sem rumo, com bloqueios que impedem o seu sucesso. A falta de clareza sobre o público-alvo e a solução oferecida são dois dos principais desafios que podem travar o crescimento do seu negócio. Saiba […]

image
18 mar, 2024

Orientação de carreira: o impacto da aplicação de testes no processo

A aplicação de testes no processo de orientação de carreira  é uma ferramenta valiosa, desde que utilizada com sensibilidade e foco no desenvolvimento do indivíduo. Acredite: o problema não está nos testes em si, mas sim na abordagem com a qual eles são aplicados. Eles não devem ser vistos como decisores do destino profissional, mas […]