No dia 02 de janeiro de 2018 fiz uma enquete lá no Facebook e os seguidores da página registraram suas maiores dúvidas sobre Planejamento de Carreira. Vou responder hoje a dúvida da Patricia Rangel. A pergunta dela foi a seguinte:
“Quais são as dicas para os estudantes que acabaram de se formar e não estão conseguindo o primeiro emprego? Enquanto procurarem, devem investir na formação? Fazer alguma pós-graduação na mesma área ou até em uma área mais abrangente visando ampliar a busca por vagas já que o mercado está difícil?”
Como a Patricia fez várias perguntas, vou responder em tópicos para ficar mais fácil a partir da primeira pergunta feita por ela: quais são as dicas para estudantes que acabaram de se formar e não estão conseguindo o primeiro emprego 😉
Dica 1 – pesquise qual área de atuação da sua formação está em alta. Lembre-se que uma profissão tem vários caminhos de carreira possíveis. Verifique (dentro das opções que você se identifica) qual seria a melhor área para investir tempo enviando currículos e participando de processos de seleção.
Dica 2 – acione sua rede! Você precisa contar para amigos, parentes, professoras e colegas de faculdade que já conseguiram entrar no mercado de trabalho que está em busca de uma vaga. Fale para essas pessoas quais áreas são de seu interesse e mande seu currículo.
Dica 3 – fique de olho nos programas de trainee! Esses programas são uma excelente oportunidade para recém-formados serem contratados e treinados por grandes empresas. Se você quer saber mais sobre programas de trainee clique aqui e confira a matéria que o G1 fez sobre o tema.
Dica 4 – invista numa especialização ou pós-graduação, assim que sair da graduação, somente se isso for tratado como condição para você exercer a carreira que escolheu! Pesquise as vagas em aberto que te interessam e analise cuidadosamente o que está sendo exigido: tempo de experiência, formação e etc. Somente depois de fazer essa avaliação decida se vale a pena emendar a graduação em uma pós-graduação. Minha sugestão é que você se especialize em algo que já tem certeza que gostou de fazer.
Espero ter respondido a dúvida da Patricia Rangel e ter ajudado você a planejar sua carreira!