Como começar uma nova carreira do zero

Antes de tudo, você precisa saber que nunca começará uma nova carreira do zero. Ao longo da sua história profissional, você já desenvolveu habilidades, competências e conhecimentos que ajudarão na nova carreira.

Agora que você já sabe disso, aqui está o passo a passo que você deve seguir para realizar a transição profissional que deseja:

1) Autoconhecimento – Identifique habilidades, competências e experiências que você já tem e que ajudarão na carreira nova.

Também é importante que você conheça as suas fraquezas, assim pode identificar o que é exigido na carreira que você não tem.

2) Pesquisar o mercado – Conheça as tendências, oportunidades e ameaças.

3) Planejar – Chegou a hora de preparar um plano para organizar por onde você vai começar.

Reflita sobre as ações que você pode colocar em prática para desenvolver pontos fracos e defina as estratégias que aplicará para utilizar as oportunidades e os pontos de força a seu favor.

Clique aqui e comece a mudança que você deseja para sua vida profissional.

 

Veja também

image
01 maio, 2024

Papéis e responsabilidades da orientadora de carreira

O papel do orientador vai além da mera condução de um processo. Ele assume a função de guia experiente, acompanhando o cliente em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e planejamento de carreira. Essa jornada, no entanto, exige um equilíbrio delicado entre guiar e não interferir.  Confira quais são as atitudes esperadas de uma […]

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]