Como saber que chegou a hora de fazer uma transição profissional?

Se você está pensando em fazer mudanças na sua vida profissional, mas não sabe qual é a hora certa de começar, está lendo o artigo certo! Aqui você saberá o que precisa considerar para fazer uma transição profissional, seja ela qual for.

Mas pra começar, deixa eu alinhar o que estou chamando de transição profissional. Trata-se de qualquer movimento de mudança na sua vida profissional. Tais como:

  • Mudança de profissão
  • Mudança de carreira
  • Mudança de empresa

O QUE INDICA QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR

1) Você não tem mais espaço para crescer (nem em conhecimento, nem em experiência e nem em remuneração). Quando isso acontece, é muito comum se sentir estagnada, presa, empacada.

2) Não atende suas necessidades e/ou não está aderente aos seus valores. Quando isso acontece você se sente angustiada, com a sensação de que está fazendo algo errado e/ou que está no caminho errado.

3) Tem sensações ruins com esse trabalho: tristeza, insatisfação, desmotivação, baixa auto-estima. Atenção a esse ponto! Avalie se essas sensações são fruto, exclusivamente, do seu trabalho ou se tem mais alguma coisa acontecendo na sua vida que possa estar causando isso.

QUANDO, AFINAL, É A HORA CERTA DE MUDAR?

É agora! Você não precisa esperar nem mais um dia para dar o primeiro passo. Transição é um processo, começa agora e pode levar meses ou até anos. Mas se você não der o primeiro passo, nunca vai acontecer.

Portanto, se você não tem clareza do que deve fazer, sua primeira missão é conseguir essa clareza. E o processo de Orientação de Carreira te ajudará, justamente, a definir o seu objetivo profissional e a desenhar um plano do que deve fazer para alcançá-lo.

“Nem sempre a resposta é clara, mas isso não diminui a importância de descobri-la” do livro A Única Coisa.

Esse conteúdo te ajudou? Então, compartilhe este artigo com outras pessoas que também possam precisar dessas dicas! Aproveita e me segue nas redes sociais:

Veja também

image
01 maio, 2024

Papéis e responsabilidades da orientadora de carreira

O papel do orientador vai além da mera condução de um processo. Ele assume a função de guia experiente, acompanhando o cliente em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e planejamento de carreira. Essa jornada, no entanto, exige um equilíbrio delicado entre guiar e não interferir.  Confira quais são as atitudes esperadas de uma […]

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]