Transição de Carreira: como superar a dificuldade “eu não tenho tempo”

“Eu já trabalho, tenho que cuidar de casa, dos filhos e não consigo dedicar tempo para planejar e começar uma outra carreira”. O tempo passou a ser o grande vilão da vida atual. Apesar de a tecnologia ter nos dado um monte de coisas para otimizar tempo, ninguém tem tempo para nada!

Se você quer fazer uma transição de carreira e também acha que não vai ter tempo para planejar, estudar e iniciar essa nova vida, então fica comigo até o final que eu vou te ajudar a repensar isso.

Primeira coisa que você precisa lembrar (porque você já sabe disso): TODOS nós temos 24h todos os dias. Isso independe de raça, cor, nacionalidade, crença religiosa… o tempo é o mesmo. O que escolhemos fazer com ele é que é diferente. Você escolhe no que focar.

Por isso, comece fazendo uma avaliação de como está distribuindo seu tempo atualmente. Pegue uma agenda (pode ser de papel ou mesmo a agenda do celular) e preencha todos os horários com suas atividades: trabalho, cuidados com a família, cuidado com a casa, cursos, dormir, exercício físico, lazer e etc. Isso vai te dar uma real noção do que está fazendo com o seu tempo.

Depois de fazer esse exercício, verifique o que pode otimizar para dedicar um tempo para sua transição. Mesmo que seja uma hora só por semana. Se isso é o que é possível hoje, trabalhe com o que é possível, mas FAÇA ALGUMA COISA POR VOCÊ. É melhor feito do que perfeito. Para isso você vai precisar ter foco e disciplina. Nós temos uma tendência a fazer as coisas do jeito que já sabemos fazer e de resistir à mudança. Fique atento a isso.

Conforme você for evoluindo e colhendo frutos do tempo que está dedicando, naturalmente você vai aumentar o tempo dedicado para essa transição.

 

Relembrando:

  • Você tem as mesmas 24h que todo mundo tem.
  • Escreva numa agenda tudo o que faz, para ter uma noção exata do que está fazendo com o seu tempo.
  • Verifique o que pode otimizar para abrir espaço para sua transição de carreira, mesmo que seja uma hora por semana.
  • Defina um tempo possível (não o ideal). Comece pelo o que consegue fazer hoje e gradativamente vá aumentando esse tempo.

 

Lembre-se: fazer escolhas significa deixar algo para trás. Para você dedicar tempo para sua transição de carreira, você terá que deixar de fazer alguma outra coisa. E está tudo bem, se essa mudança de vida for realmente importante para você J

 

Já conhece minhas redes sociais? Clique no link para acessar!

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]