Orientação de carreira como prevenção ao Burnout

O trabalho é uma parte importante da vida de muitas pessoas e pode ter um impacto significativo em sua saúde mental. Quando o trabalho é insatisfatório, estressante ou desmotivador, pode levar a problemas como estresse, ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

O adoecimento mental relacionado ao trabalho é um problema sério, que pode ter um impacto negativo na vida pessoal e profissional dos trabalhadores. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse ocupacional é a principal causa de absenteísmo no trabalho no mundo.

A orientação de carreira é uma ferramenta que pode ser usada para prevenir e tratar o adoecimento mental relacionado ao trabalho. Por meio da orientação, os profissionais podem desenvolver uma compreensão mais clara de seus interesses, habilidades e valores, e identificar carreiras que sejam mais adequadas para eles.

A orientação de carreira também pode ser uma parte importante do tratamento do adoecimento mental relacionado ao trabalho. Para pessoas que já estão experimentando sintomas de estresse, ansiedade ou depressão, a orientação pode ajudar a:

  • Desenvolver um plano de carreira que seja mais adequado às suas necessidades.
  • Aprender a lidar com o estresse e a ansiedade no trabalho.
  • Desenvolver uma carreira mais equilibrada.

A orientação de carreira é uma ferramenta muito importante na luta pela prevenção do burnout. Você não precisa ser psicóloga para atuar como orientadora, mas conhecer a psicologia é essencial para o manejo com acolhimento a pessoas que estão passando por momentos difíceis e delicados.

Se você deseja apoiar adultos insatisfeitos profissionalmente na transformação de suas carreiras, conheça o Método GROWP©. Nele, você aprende a conduzir o processo de OC com segurança e com embasamento da psicologia

Clique aqui e comece já a única capacitação profissional em orientação de carreira totalmente on-line reconhecida pelo MEC.

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]