Como conquistar autoridade como orientadora de carreira

Você quer ser reconhecida como uma autoridade na sua área de atuação e/ou nicho? Quer receber clientes indicados por profissionais que lhe admiram, ser convidada para gravar programas de podcast, dar aulas em cursos ou fazer lives com profissionais competentes?

Se a resposta for sim, você precisa trabalhar a sua autoridade como orientadora de carreira.

Autoridade não é uma coisa que se cria: ela é conquistada. Além disso, é algo que precisa ser trabalhado constantemente para dar resultados, tal como uma planta: que precisa ser regada e cuidada.

Aqui estão algumas estratégias para você conquistar a sua autoridade como orientadora de carreira:

Estude muito

Para ter autoridade, é preciso ter conhecimento. Isso não significa que você precisa fazer milhões de cursos. Mas você precisa estar atualizada sobre as últimas tendências e práticas da orientação de carreira.

Você pode estudar através de diferentes fontes, como artigos científicos, notícias, congressos, eventos presenciais e on-line, grupos de supervisão, livros, etc.

Entenda as necessidades dos seus clientes

Não basta ter conhecimento. Você também precisa saber como aplicar esse conhecimento para ajudar os seus clientes a alcançarem seus objetivos de carreira.

Para isso, é importante entender as necessidades específicas de cada cliente. Converse com eles, faça perguntas e descubra o que eles realmente querem.

Divulgue o seu trabalho

Se as pessoas não souberem o que você faz, como elas vão saber que você é uma autoridade?

Divulgue o seu trabalho nas redes sociais, em palestras e congressos. Crie conteúdo relevante para o seu público e compartilhe-o com o mundo.

Seja organizada e didática

No mundo de hoje, com excesso de informação e concorrência, quem oferece estrutura e segurança está na frente.

Seja organizada e didática no seu trabalho. Isso vai ajudar os seus clientes a se sentirem seguros e confiantes no seu processo de orientação.

Estabeleça conexões

Conecte-se com outros profissionais da área de orientação de carreira. Essa é uma ótima maneira de aprender com outros especialistas, trocar experiências e promover o seu trabalho.

Cuide da sua imagem

A sua imagem é importante, tanto no mundo físico quanto no mundo digital.

Cuide da sua aparência, da sua comunicação e da sua linguagem corporal. Isso vai ajudar a transmitir uma imagem profissional e confiável.

Seja autêntica

As pessoas percebem quando você é autêntica. 

Seja você mesma e deixe a sua personalidade brilhar. Isso vai ajudar a criar uma conexão com os seus clientes e gerar confiança.

Conquistar autoridade como orientadora de carreira leva tempo e esforço. Mas vale a pena. Seguindo essas estratégias, você estará no caminho certo para se tornar autoridade na sua área e alcançar o sucesso na sua carreira.

Se você deseja atuar na área de desenvolvimento humano, como Orientadora de carreira, lhe convido a conhecer o Método GROWP©, a única capacitação profissional em orientação de carreira 100% on-line, reconhecida pelo MEC. Você aprende um método que te passa segurança na hora de estruturar suas sessões e como realizar o manejo dos seus clientes. Clique aqui e saiba mais sobre essa formação.

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]