Estratégia para abordar profissionais na pesquisa de mercado durante a Orientação de Carreira

A pesquisa de mercado é uma etapa importante do processo de orientação de carreira. Por meio dela, o cliente pode obter informações fundamentais sobre a área que deseja atuar, como:

  • O que faz um profissional da área?
  • Quais são as habilidades e competências necessárias?
  • Quais são as oportunidades e desafios do mercado?

Uma das formas de realizar a pesquisa de mercado é entrevistando outros profissionais que já atuam na área. No entanto, como o cliente geralmente está ingressando em uma área nova, ele precisará abordar (na maioria dos casos) profissionais que não conhece.

Para evitar que ele trave nessa etapa, é importante que o orientador de carreira forneça ao cliente um script de abordagem. O roteiro deve ser claro, objetivo e educado.

Aqui está um exemplo de script de abordagem que pode ser usado por orientadores de carreira:

“Olá [Nome do Profissional]. Sou [Seu Nome], e atuo na área [Área de Atuação]. Estou passando por um processo de orientação de carreira e gostaria de saber mais sobre [Especificação da Área]. Vi que você trabalha com [Detalhes Específicos] e seria ótimo ter a possibilidade de conhecer melhor como é a sua atuação. Você tem disponibilidade para uma breve conversa por telefone, ou prefere que lhe envie algumas perguntas para que responda através de [WhatsApp, e-mail, Direct]?”

Ao usar esse script, o cliente deve personalizar as informações de acordo com a sua situação. Por exemplo, ele deve mencionar o seu nome, a área de atuação e o objetivo da pesquisa.

Além disso, é importante que o cliente seja educado e respeitoso na abordagem. Ele deve agradecer ao profissional pelo seu tempo e demonstrar interesse em aprender mais sobre a área.

Cabe ao orientador de carreira ter todas as ferramentas necessárias para apoiar o seu cliente no processo de OC. O seu suporte técnico, como especialista em carreira, é o que fará toda a diferença para o sucesso do orientando.

Se você deseja trabalhar como Orientadora de Carreira apoiando clientes nesse processo de escolhas profissionais, precisa conhecer o Método GROWP©, a única capacitação profissional em Orientação de Carreira 100% on-line e com reconhecimento pelo MEC no Brasil que já fez a diferença em mais de 100 alunas. Clique aqui e comece já!

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]