Guia completo de como começar a trabalhar com orientação de carreira

A orientação de carreira é uma área em constante crescimento, pois cada vez mais as pessoas buscam apoio para fazer escolhas profissionais acertadas. Se você tem interesse em trabalhar nessa área, mas não sabe por onde começar, este artigo é para você.

1. Entenda seus motivos e objetivos

Antes de qualquer coisa, é importante que você reflita sobre seus motivos para querer trabalhar como orientadora de carreira. Por que você quer fazer isso? O que você espera alcançar? Quais são seus objetivos profissionais? Qual o seu propósito com essa carreira?

Responder a essas perguntas vai te ajudar a ter mais clareza sobre sua atuação e atrair os clientes certos.

2. Pesquise o mercado

Depois de entender seus motivos e objetivos, é hora de pesquisar o mercado. Quais são os nichos de atuação da orientação de carreira? Quais são as necessidades dos clientes? Quais são as tendências da área?

Essa pesquisa vai te ajudar a entender melhor o cenário da orientação de carreira e a escolher um nicho de atuação que seja adequado para você.

3. Conheça suas habilidades transferíveis

É importante que você conheça suas habilidades transferíveis. Essas são habilidades que podem ser aplicadas em diferentes contextos e situações de trabalho.

Conhecer suas habilidades transferíveis vai te ajudar a entender quais são seus pontos fortes e como você pode aplicá-los na orientação de carreira. Assim, você não sente que está começando do zero. Pelo contrário, a sua trajetória profissional permite que você já tenha experiência em determinado tema, por isso você sentirá confiança para começar.

4. Defina um nicho de atuação

A orientação de carreira é uma área muito ampla, por isso é importante definir um nicho de atuação para começar. Isso vai te ajudar a se especializar e a se tornar uma referência no seu segmento. Como você já passou pelas etapas anteriores, nessa fase você terá mais clareza por onde começar considerando o que espera alcançar, as oportunidades do mercado e as habilidades que você já possui.

Alguns exemplos de nichos de atuação da orientação de carreira são:

  • Orientação de carreira para jovens
  • Orientação de carreira para adultos
  • Orientação de carreira para profissionais em transição
  • Orientação de carreira para empresas

5. Realize uma capacitação profissional

A capacitação profissional é essencial para quem quer trabalhar como orientadora de carreira. Um curso de qualidade vai te ensinar as técnicas e os conceitos necessários para realizar um atendimento de excelência.

Agora que já sabe por onde vai começar a sua atuação na área e quais os seus objetivos, é fundamental determinar o que precisa aprender, em que se sente insegura. Não adianta fazer uma capacitação técnica, se você não sabe como captar clientes, por exemplo. Nesse caso, é necessária uma especialização que te ensine também como agir na parte comercial do seu negócio.

Na hora de escolher um curso, é importante considerar os seguintes fatores:

  • O método de ensino
  • O aprendizado que você vai adquirir ao longo do curso
  • A experiência dos professores
  • A credibilidade dos conteúdos ensinados

6. Comece a divulgar seu trabalho

Você não precisa esperar a conclusão da capacitação para divulgar seu trabalho. Assim que iniciar, já comunique seus contatos e comece a ampliar seu networking, seja por redes sociais, eventos ou parcerias. É importante que as pessoas já conheçam o serviço que vai oferecer e saibam que está se especializando na hora. Você se sentirá mais segura e ganhará credibilidade.

Com dedicação e esforço, você pode se tornar uma orientadora de carreira de sucesso. Seguindo essas etapas, você terá um bom começo para sua carreira, com confiança e segura da sua trajetória.

Se você compartilha o propósito de transformar vidas através da orientação de carreira, clique aqui e conheça o Método GROWP©, a única capacitação profissional da área 100% on-line reconhecida pelo MEC. Este método oferece, além da capacitação técnica, instruções claras para divulgar e vender seus serviços para alcançarem seus objetivos de carreira e apoiarem na transformação da vida de outras pessoas.

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]