Como mapear habilidades transferíveis na transição de carreira

As habilidades transferíveis são aquelas que podem ser utilizadas em diferentes contextos do trabalho, são as habilidades que os indivíduos foram desenvolvendo ao longo da sua trajetória profissional e que podem ser carregadas para outra profissão e para outra carreira.

E é justamente por essa razão que é necessário mapear essas habilidades no processo de transição de carreira. Ao mapear as habilidades transferíveis, você consegue tangibilizar a afirmativa de que seu cliente nunca começa do zero, ele nunca vai para uma carreira nova zerado se ele já tem uma trajetória profissional.

Confira alguns exemplos de habilidades transferíveis: capacidade de negociação, liderança, raciocínio lógico, comunicação, trabalho em equipe, organização, resolução de problemas e adaptabilidade.

Como orientadora, você pode utilizar várias técnicas para mapear essas habilidades transferíveis de um cliente que busca o processo de transição de carreira.

Conheça três soluções para aplicar nessa fase do processo:

  • Análise do currículo

A análise do currículo é uma ótima maneira de começar a mapear as habilidades transferíveis. Você pode verificar a trajetória profissional do indivíduo, as funções que ele desempenhou, as responsabilidades que ele teve, os resultados que ele alcançou e as competências que desenvolveu.

  • Entrevista

A entrevista é uma forma mais aprofundada de mapear as habilidades transferíveis. Você pode fazer perguntas específicas sobre as habilidades que o seu cliente já possui e como ele desenvolveu cada uma delas.

  • Autoavaliação

A autoavaliação é uma maneira do seu cliente refletir sobre suas próprias habilidades. Você pode fornecer uma lista de habilidades e pedir que ele se avalie dando uma nota que represente a sua percepção em relação ao que já desenvolveu  em cada uma delas até o momento.

O melhor momento do processo de transição de carreira para realizar o mapeamento de habilidades transferíveis é ao final do processo, depois que o indivíduo já tomou a decisão. Isso porque facilita muito mapear essas habilidades com o olhar direcionado para a escolha de carreira dele do que no início do processo, quando ele ainda não sabe o que quer.

O mapeamento de habilidades transferíveis é fundamental para o indivíduo que está em transição de carreira. Ele é importante por vários motivos:

  • Passa segurança, fazendo com que ele entenda que não vai começar uma carreira do zero.
  • Dá um norte claro do que ele precisa focar no plano para conseguir iniciar nessa nova carreira.
  • Ajuda a entender o que ele pode usar no processo seletivo para reforçar suas habilidades.

O mapeamento de habilidades transferíveis é uma etapa fundamental no processo de transição de carreira. Ele é importante para que o indivíduo possa tangibilizar sua trajetória profissional e entender o que ele pode levar para a nova carreira.

Se você deseja trabalhar como Orientadora de Carreira apoiando clientes nesse processo de escolhas profissionais, precisa conhecer o Método GROWP©, a única capacitação profissional em Orientação de Carreira 100% on-line e com reconhecimento pelo MEC no Brasil que já fez a diferença em mais de 100 alunas. Clique aqui e comece já!

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]