8 mentiras sobre gestão de carreira

A gestão de carreira é um processo complexo e dinâmico, que envolve uma série de fatores, como habilidades, interesses, valores e objetivos pessoais. No entanto, existem algumas ideias equivocadas que podem atrapalhar o desenvolvimento profissional.

A seguir, listamos 8 mentiras sobre gestão de carreira:

1. O curso universitário define os caminhos possíveis de carreira

A escolha do curso universitário é importante, mas não é determinante para a carreira. Existem muitas pessoas que mudaram de carreira e alcançaram sucesso profissional.

2. Para fazer transição de carreira é obrigatório fazer outra faculdade

Não é necessário fazer outra faculdade para fazer a transição de carreira. Existem muitas opções de cursos, workshops e treinamentos que podem ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para uma nova área.

3. Ao mudar de carreira se começa do zero

Mudar de carreira não significa começar do zero. As habilidades e experiências adquiridas em uma área podem ser transferidas para outra.

4. Focar nos pontos a desenvolver é o único caminho para crescer profissionalmente

Focar nos pontos a desenvolver é importante, mas não é o único caminho para crescer profissionalmente. Também é importante valorizar os pontos fortes e buscar oportunidades de desenvolvimento na área de atuação.

5. Plano de carreira é uma sequência de cargos desenhada pela empresa

O plano de carreira é um processo individual, que deve ser construído de acordo com os objetivos pessoais e profissionais. A empresa pode oferecer oportunidades de desenvolvimento, mas a responsabilidade de definir o plano de carreira é do profissional.

6. Todos que se aposentam desejam se retirar do mercado de trabalho

Nem todas as pessoas desejam se aposentar e se retirar do mercado de trabalho. Muitas pessoas continuam trabalhando após a aposentadoria, seja por necessidade financeira, seja por prazer.

7. Escolha um trabalho que você ame e não precisará trabalhar nenhum dia da sua vida

É importante escolher um trabalho que seja prazeroso, mas é importante ter em mente que todo trabalho envolve esforço e dedicação.

8. Escolher o que gosta de fazer é a única coisa que importa

Além de gostar do que faz, é importante também considerar outros fatores, como habilidades, valores e objetivos pessoais.

Você pode ajudar outras pessoas a construir e gerenciar a carreira que desejam, se tornando orientadora de carreira. Essa é uma profissão gratificante, que traz retornos financeiros e emocionais significativos.

Ter conhecimento sobre as afirmações acima vai te ajudar a se tornar uma profissional confiante e você aprende a avaliar o momento atual de carreira de seus clientes. Dessa forma, você não só consegue recomendar os próximos passos na trajetória profissional do seu cliente, como desmistificar esses pensamentos para que ele saiba quem é, onde quer chegar e acredite que é possível.

Aqui estão alguns dos benefícios de atuar como orientadora de carreira:

  • Você pode apoiar as pessoas a encontrar o caminho certo para a carreira delas.
  • Você pode fazer a diferença na vida das pessoas.
  • Você pode trabalhar de forma independente ou como parte de uma equipe.
  • Você pode ter um excelente retorno financeiro.

Se você tem interesse em saber mais sobre como se tornar uma orientadora de carreira, precisa conhecer o Método GROWP, a única capacitação profissional em Orientação de Carreira 100% on-line e com reconhecimento pelo MEC no Brasil que já fez a diferença em mais de 100 alunas. Clique aqui e comece já!

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]