A desconexão entre a profissão e a identidade: um desafio para a orientação de carreira

Muitas vezes, nos deparamos com clientes que estão insatisfeitos com suas profissões. Eles sentem que estão em um emprego que não é adequado para eles, ou que não estão realizando seu potencial. Essa desconexão entre a profissão e a identidade pode ser um desafio para a orientação de carreira.

A desconexão entre a profissão e a identidade pode surgir de uma série de fatores:

  • Escolha da profissão baseada em influências externas, como expectativas familiares ou pressão social.
  • Uma decisão precipitada, sem considerar seus interesses e valores.
  • Uma mudança ao longo do tempo, e ele percebeu que sua profissão não reflete mais suas novas prioridades.

Seja qual for a causa, a desconexão entre a profissão e a identidade pode levar a uma série de problemas. A pessoa se encontra em um ciclo de insatisfação, desmotivação, estagnação e não enxerga um propósito em sua vida profissional.

A reconciliação entre a profissão e a identidade é um processo desafiador, mas também é uma jornada que pode levar a uma vida mais autêntica e realizada.

Os orientadores de carreira têm um papel importante a desempenhar neste processo, ajudando os clientes a explorar suas opções e a desenvolver um plano de ação para alcançar seus objetivos, conduzindo essa trajetória da melhor forma possível.

Eu desenvolvi um método exclusivo de orientação de carreira, dividido em habilidades técnicas, nas quais você aprende o que fazer sessão por sessão, e em habilidades comerciais, voltadas para dar a segurança necessária no atendimento ao cliente através de um passo a passo bem simples. É o Método GROWP, a única capacitação reconhecida pelo MEC no Brasil e 100% online. Clique aqui e comece já!

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]