9 sinais de que um profissional não está engajado com a carreira

Para alcançar um resultado satisfatório ao final do processo de Orientação de Carreira, é importante avaliar e reconhecer o nível de engajamento do seu cliente com a sua realidade profissional.

Se seu cliente for engajado com a carreira significa que é capaz de realizar um conjunto de ações e comportamentos que ajudarão a se desenvolver profissionalmente e promover crescimento.

Quando não há engajamento, é possível que venha a sensação de estagnação na carreira e, consequentemente, insatisfação e frustração.

Conheça nove sinais de que um profissional não está engajado com a carreira:

1) Não há um planejamento para o futuro profissional.

2) Falta motivação para realizar atividades que ajudam a alcançar seu objetivo profissional.

3) Não se preocupa com o desenvolvimento da sua carreira.

4) Não tem objetivos definidos e nem um plano de ação desenhado.

5) Falta clareza de quais são suas habilidades de força, valores e interesses.

6) Não tem interesse sobre o que está acontecendo no mercado de trabalho.

7) Convive com as mesmas pessoas, sem procurar ampliar sua rede de contatos.

8) Espera que a empresa (ou alguém) lhe diga o que deve fazer para crescer profissionalmente.

9) Evita mudanças por medo do desconhecido e por não saber, exatamente, o que quer.

Você sabe como medir o engajamento do seu cliente com a carreira?

Na Formação em Orientação de Carreira eu ensino uma forma de medir o engajamento do seu cliente quando começa e quando termina o processo de OC.

Clique aqui e faça parte da comunidade das melhores orientadoras do Brasil!

 

 

 

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]