5 características de um excelente plano de carreira

No processo de Orientação de Carreira, o cliente espera encontrar apoio para lidar com a sua angústia profissional, se conhecer melhor e colocar em prática as ações necessárias para alcançar a mudança que deseja.

É essencial que, ao final do processo, você ajude o seu cliente a compreender a importância de desenhar um planejamento de carreira realista e eficaz.

Dessa forma, ele conseguirá seguir os seus planos de forma mais leve, com mais foco e com a consciência de que, ainda que surjam obstáculos no seu caminho, ele não deve desistir, mas sim revisitar as suas metas e realinhar a sua rota.

Conheça 5 características que te ajudarão, junto com o seu cliente, a montar um excelente planejamento de carreira:

  • O plano deve estar alinhado com outras áreas de sua vida;
  • Transforma os sonhos em metas específicas, alcançáveis e mensuráveis;
  • É construído com bases em fatos e dados;
  • Funciona como um mapa para orientar o que precisa fazer para alcançar suas metas para um determinado período;
  • É essencial que seja revisado periodicamente para: verificar o que funcionou, identificar os resultados alcançados e, se necessário, incluir ou excluir ações.

Essa estratégia para o planejamento de carreira faz parte do método que eu ensino no curso de Formação em Orientação de Carreira. Quer saber mais? Clique aqui e conheça a única capacitação profissional da área de OPC reconhecida pelo MEC, através da Faculdade Brasília.

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]