Orientação de Carreira: 3 técnicas para aplicar no Planejamento

No processo de Orientação de Carreira, o cliente chega angustiado e deseja apoio para compreender o que precisa fazer para mudar e encontrar um caminho profissional que faça sentido para ele.

As etapas deste processo permitem que ele se conheça melhor e entenda o que busca para sua vida profissional. Porém, podem surgir dificuldades de visualizar as ações que precisam ser realizadas para atingir o seu objetivo.

Por isso, a etapa do Planejamento de Carreira é fundamental para que ele tenha clareza sobre os próximos passos para alcançar a transformação que deseja. Nesta etapa, o cliente passará por três fases:

– Visualização do futuro;

– Definição de uma meta;

– Definição do que é preciso ser feito para alcançá-la.

 

Conheça algumas técnicas que podem ser utilizadas nestas fases:

  • Viagem ao futuro: Apoia o cliente a definir o que deseja para sua vida no futuro, integrando profissão e vida pessoal.
  • SMART: Acrônimo que caracteriza uma meta específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
  • 5W2H: Acrônimo para descrever os itens que devem ser contemplados em um planejamento. O quê, quando, onde, como, porquê, com quem, quanto.

 

Quer aprender esta e outras técnicas para fazer atendimentos de adultos insatisfeitos profissionalmente, com base na psicologia da carreira?

Clique aqui e conheça a Formação em Orientação de Carreira. A única capacitação profissional da área de OPC reconhecida pelo MEC, através da Faculdade Brasília.

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]