Planejamento de carreira: técnica para aplicar no processo de orientação de carreira

Ao contratar o processo de Orientação de Carreira, o cliente deseja apoio de um especialista para prosperar profissionalmente, fazendo algo que realmente faça sentido para ele.

Para que o processo de Orientação de Carreira seja encerrado com chave de ouro, a última etapa deve ser o planejamento de carreira. Apoiar o seu cliente a desenhar esse planejamento é fundamental para que ele consiga tangibilizar o que fará alcançar a mudança profissional que deseja.

Neste artigo, compartilho com uma excelente ferramenta a ser usada nesta etapa, que é a técnica de desdobramento de metas.

Aprenda o passo a passo para executá-la:

1) Para começar, peça para o seu cliente definir uma meta para sua carreira.
2) Com a meta estabelecida, o seu cliente deve definir, no mínimo, três submetas como pilares para sustentar o atingimento do objetivo. Essas submetas, quando atingidas, levarão a conquista da meta.
3) Neste momento, é essencial que o seu cliente defina três ações para cada submeta. Cada ação deve descrever o que será feito, como será feito, quando será feito.

Ao final da realização desta técnica, o seu cliente terá um plano de ação para realizar a transição de carreira que deseja.

Quer aprender esta e outras técnicas para fazer atendimentos de adultos insatisfeitos profissionalmente, com base na psicologia da carreira?

Clique aqui e conheça a Formação em Orientação de Carreira. A única capacitação profissional da área de OPC reconhecida pelo MEC, através da Faculdade Brasília.

Veja também

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]

image
22 mar, 2024

Orientação de carreira: como começar a prestar este serviço

Você gostaria de trabalhar com orientação de carreira, mas sente que algo está impedindo seu começo?   Não se preocupe, você não está sozinha nessa jornada. Identificar os obstáculos é o primeiro passo para superá-los e alcançar seus objetivos profissionais. É fundamental que você reconheça a importância do diagnóstico para entender o que está bloqueando seu […]