Vocação: o que é e o que deve considerar para fazer escolhas de carreira

Afinal, você sabe o que é vocação? Será que já nascemos predeterminados a exercer uma profissão ou carreira? E o papel do orientador de carreira nesse processo, seria de descobrir a sua vocação?

Para começar, é importante saber que no passado, vocação era intimamente ligada a religião e dizia respeito a algo interno. Cada um tinha a sua própria missão a cumprir no mundo. Porém, atualmente, quando o assunto é vocação, estamos nos referindo intimamente ao trabalho. Não se trata mais de algo que nasce com a gente e que vamos descobrir o que é ao longo da vida.

No contexto atual, vocação está relacionada as habilidades, preferências e valores da pessoa. Quando há essa identificação com as características da atividade, há mais satisfação profissional na carreira.

O fato é, vocação não tem nada de predeterminado. Ao longo da vida, você pode adquirir novas habilidades, suas  preferências podem mudar e novas profissões podem surgir no mercado. Você passa por mudanças em esferas da vida, além da carreira, e é importante ter atenção a necessidade de revisar suas decisões profissionais.

É nesse momento que você pode contar com a ajudar de um orientador de carreira. Ele não te ajudará a descobrir a sua vocação, ele apoiará a sua tomada de decisão consciente, alinhada com suas preferências atuais e as tendências do mercado.

Se você se identificou e deseja iniciar um processo de mudança na sua vida profissional, clique aqui e conheça no detalhe como a Orientação de Carreira funciona.