Quem é o Profissional de RH mais Desejado pelas Organizações
18 de outubro de 2019
Transição de Carreira: como superar a dificuldade “eu não sei por onde começar”
20 de janeiro de 2020

Transição de Carreira: como superar a dificuldade “eu não tenho tempo”

“Eu já trabalho, tenho que cuidar de casa, dos filhos e não consigo dedicar tempo para planejar e começar uma outra carreira”. O tempo passou a ser o grande vilão da vida atual.  Apesar de a tecnologia ter nos dado um monte de coisas para otimizar tempo, ninguém tem tempo para nada!

Se você quer fazer uma transição de carreira e também acha que não vai ter tempo para planejar, estudar e iniciar essa nova vida, então fica comigo até o final que eu vou te ajudar a repensar isso.

Primeira coisa que você precisa lembrar (porque você já sabe disso): TODOS nós temos 24h todos os dias.  Isso independe de raça, cor, nacionalidade, crença religiosa… o tempo é o mesmo.  O que escolhemos fazer com ele é que é diferente.   Você escolhe no que focar.

Por isso, comece fazendo uma avaliação de como está distribuindo seu tempo atualmente.  Pegue uma agenda (pode ser de papel ou mesmo a agenda do celular) e preencha todos os horários com suas atividades: trabalho, cuidados com a família, cuidado com a casa, cursos, dormir, exercício físico, lazer e etc. Isso vai te dar uma real noção do que está fazendo com o seu tempo.

Depois de fazer esse exercício, verifique o que pode otimizar para dedicar um tempo para sua transição. Mesmo que seja uma hora só por semana. Se isso é o que é possível hoje, trabalhe com o que é possível, mas FAÇA ALGUMA COISA POR VOCÊ.  É melhor feito do que perfeito. Para isso você vai precisar ter foco e disciplina. Nós temos uma tendência a fazer as coisas do jeito que já sabemos fazer e de resistir à mudança. Fique atento a isso.

Conforme você for evoluindo e colhendo frutos do tempo que está dedicando, naturalmente você vai aumentar o tempo dedicado para essa transição.

 

Relembrando:

  • Você tem as mesmas 24h que todo mundo tem.
  • Escreva numa agenda tudo o que faz, para ter uma noção exata do que está fazendo com o seu tempo.
  • Verifique o que pode otimizar para abrir espaço para sua transição de carreira, mesmo que seja uma hora por semana.
  • Defina um tempo possível (não o ideal). Comece pelo o que consegue fazer hoje e gradativamente vá aumentando esse tempo.

 

Lembre-se: fazer escolhas significa deixar algo para trás. Para você dedicar tempo para sua transição de carreira, você terá que deixar de fazer alguma outra coisa. E está tudo bem, se essa mudança de vida for realmente importante para você J

 

Já conhece minhas redes sociais? Clique no link para acessar!