Se você quer ter sucesso trabalhando com Orientação de Carreira, saiba que é essencial estudar frequentemente e se atualizar sobre os temas da área e sobre as novidades do mercado de trabalho.
Sabemos que cada carreira tem atividades com características específicas e os clientes tem suas habilidades e seus valores. Porém, mudanças podem surgir ao longo da vida e os clientes podem buscar novos caminhos profissionais de acordo com suas novas expectativas de qualidade de vida.
Conhecer as tendências do mercado é fundamental para apoiarmos nossos clientes a escolherem alternativas que estejam adequadas à essa realidade.
Confira aqui quatro tendências que podem te ajudar na estruturação do processo de Orientação de Carreira:
1) Carreira proteana: Se refere a autorresponsabilização do indivíduo por seu crescimento e desenvolvimento profissional. A tendência no mercado é que cada um seja protagonista de sua carreira, buscando desenvolver as competências necessárias para seu crescimento.
2) Carreira em rede: Esse modelo dá a oportunidade dos profissionais escolherem seu próximo passo de carreira em qualquer área, desde que tenham os pré-requisitos desejados.
3) Carreira em Y: Os profissionais crescem como líderes (um lado do Y) ou como especialistas (outro lado do Y). Ele contrapõem o modelo linear em que o indivíduo deveria, obrigatoriamente, se tornar um gestor para continuar avançando na carreira corporativa.
4) Carreira em W: é semelhante à carreira em Y, acrescentando a oportunidade dos profissionais crescerem como líderes de projeto.
Quer trabalhar apoiando adultos insatisfeitos profissionalmente a definirem seu próximo passo de carreira? Clique aqui e conheça a Formação em Orientação de Carreira.