Quais são as alternativas para quem quer adiar a entrada na universidade, mas não que parar de estudar e/ou quer começar a trabalhar?

No dia 02 de janeiro de 2018 fiz uma enquete lá no Facebook e os seguidores da página registraram suas maiores dúvidas sobre Planejamento de Carreira. Vou responder hoje a dúvida da Fernanda Stocco. A pergunta dela foi a seguinte:

 

“Hoje, os jovens devem escolher muito cedo a carreira que desejam seguir, com 16, 17 anos… quais são as alternativas para quem quiser adiar um pouco a universidade?”

 

Para aqueles que querem adiar a entrada na universidade sem parar de estudar, ou mesmo ter uma experiência profissional antes de escolher um curso de graduação eu deixo aqui duas alternativas:

 

Fazer um curso técnico: além do curso técnico dar ao estudante um título profissional, também propiciará a oportunidade de ter contato com a prática dessa profissão. É uma boa opção para aqueles que estão em dúvida sobre um curso superior e desejam vivenciar um pouco da ocupação antes de escolher. São mais de 200 cursos técnicos reconhecidos pelo MEC, divididos em 13 eixos tecnológicos. Para conferir a lista completa de cursos técnicos clique aqui e acesse o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Programa Aprendiz Legal: também conhecido como Jovem Aprendiz, trata-se de um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, com base na Lei de Aprendizagem. Empresas de médio e grande porte podem contratar jovens de 14 a 24 anos como Aprendizes, dando a oportunidade de vivenciarem o mundo do trabalho, combinando capacitação prática e teórica. Como o contrato tem duração de até 2 anos, o jovem tem esse período para definir seu curso de graduação, já baseando sua escolha em parâmetros vivenciados por ele (e não imaginados).

 

Espero ter respondido a dúvida da Fernanda Stocco e ter ajudado você a planejar sua carreira!