Você, que é profissional da área de Orientação de Carreira, já deve ter sido questionada com essa dúvida por possíveis clientes, certo?
É importante compreender que cada processo permitirá aos clientes experiências bem distintas. E, ter essa clareza, também facilita no momento de explicar para o cliente o processo e como ele impactará em seu momento atual.
Saiba quais são as principais diferenças entre os processos de Orientação Profissional e Orientação de Carreira:
- Público-alvo: O processo de Orientação Profissional é para adolescentes que precisam de apoio para fazer a sua primeira escolha profissional. Em geral, o resultado é a escolha de um curso técnico ou universitário. Já em Orientação de Carreira, são adultos que já fizeram uma escolha profissional e precisam de apoio para escolher novamente. O resultado, em geral, é uma nova carreira, profissão ou área.
- O processo: Em Orientação Profissional, ele possui três etapas. Em Orientação de Carreira são quatro etapas. A principal diferença é que, além das etapas de OP (dimensão interna, dimensão externa e decisão), no processo de OC finalizamos com a etapa Desdobramento, desdobrando a decisão do cliente em um plano de carreira.
- Técnicas: Apesar de existirem técnicas que podem ser aplicadas nos dois tipos de processos, algumas (dependendo de seu objetivo) se aplicam melhor para um público ou para outro.
Justamente por existirem tantas diferenças que você precisa ficar atenta na hora de escolher uma formação na área! Muitos cursos prometem ensinar os dois mas, no final das contas, focam 99% nos adolescentes alegando que a mesma técnica “serve” para os dois públicos.
Deseja trabalhar ajudando adultos insatisfeitos profissionalmente? O primeiro passo é fazer a Formação em Orientação de Carreira e aprender o método que eu aplico e ensino no curso. Clique aqui e comece já a sua formação.