A importância do networking para a carreira
24 de janeiro de 2018
O que influencia na relação saúde-doença no trabalho
5 de abril de 2018

O que é saúde no ambiente de trabalho?

O conceito de saúde foi se transformando ao longo da história da humanidade.  Saímos de um lugar onde doença era algo estritamente biológico para um conceito mais amplo que engloba fatores mentais e sociais.  Ou seja, saúde deixou de ser considerada como sinônimo de ausência de doença.

 

A partir de 1948 a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que saúde é “…um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.” Esse conceito pode (e deve) ser extrapolado para definir o que é saúde no trabalho.  Muitos, infelizmente, consideram que um ambiente de trabalho saudável é aquele seguro fisicamente falando. Mas onde entra o cuidado com a saúde mental?

 

Um local saudável emocionalmente para trabalhar equilibra dois pilares: demanda de trabalho e recursos.  Vejam a seguir o que engloba cada um:

 

Demanda Recursos
Carga de trabalho

Tempo para realização das tarefas

Complexidade do trabalho

Definição papeis e responsabilidades

Suporte por parte dos gestores

Controle e autonomia

Recompensa material

 

Um ambiente de trabalho que não consegue equilibrar demanda e recursos pode se tornar estressor.  Digo “pode” porque não podemos desconsiderar que existem fatores individuais que influenciam diretamente a forma como cada pessoa percebe o seu próprio ambiente de trabalho.

 

Continue acompanhando aqui no blog outros artigos que publicarei sobre esse tema!