Planejar sua carreira não é sinônimo de adivinhar o futuro; é sinônimo de criar seu futuro!
Quando você planeja, sai do piloto automático e coloca no papel tudo aquilo que quer para sua vida, definindo também o que fará para chegar lá.
Por isso, eu quero destacar três erros de planejamento profissional muito comuns que você não deve cometer.
- Focar apenas no desenvolvimento de competências técnicas.
- Separar vida pessoal de vida profissional
- Não definir metas claras para seus objetivos.
Agora vamos a descrição de cada um dos erros e das soluções que proponho:
1) Focar apenas no desenvolvimento de competências técnicas
Oito das dez competências mais desejadas entre os profissionais até 2022, segundo o relatório produzido no Fórum Econômico Mundial em 2019, são comportamentais. Isso mesmo! Por isso, comece agora a desenvolver aquilo que é mais humano em você, porque o que é muito técnico, provavelmente, será substituído pela inteligência artificial.
2) Separar vida pessoal de vida profissional
A vida é uma só e sua carreira faz parte dela. Primeiro você define o a vida que deseja e depois escolhe uma carreira que tenha a ver com ela. É só através dessa integração que sua vida profissional será sustentável a longo prazo.
3) Não definir metas claras para seus objetivos
Um objetivo é bem parecido com um sonho. É algo que você quer, que gostaria de ter, mas sem clareza de como será executado. Para começar agora a escrever seu futuro, precisa definir claramente o que fará, quando fará e como fará para chegar aonde quer.
>> Quer aprender a desempacar sua carreira, montando um planejamento factível e conectado com a Vida Extraordinária que deseja? Então, clique aqui e conheça o curso que montei especialmente para te ajudar a sair da inércia e desempacar sua carreira!
Me siga no Instagram: @fabiana.abath