Competências do Profissional de Recursos Humanos

No mês de junho comemoramos o Dia do Profissional de RH. Para contribuir com o desenvolvimento desses profissionais, esse artigo é dedicado a destacar quais são as competências essenciais para que atua (ou quer atuar) na área de Recursos Humanos.

Dave Ulrich no livro “A Transformação do RH” (dica de livro que dei nas minhas redes sociais) destaca que as competências do profissional de Recursos Humanos estão pautadas em dois pilares: pessoas e negócio.

São elas:

  • Ativista confiável à trata-se da capacidade de criar resultados sustentáveis para o negócio, unindo as dimensões “pessoas” e “negócio” com energia, criatividade, sensibilidade e impacto.
  • Organizador da cultura e facilitador da mudança à respeitam a cultura vigente e ajudam a moldar uma nova; orientam líderes no modo como suas ações refletem e formam a cultura, tecem padrões culturais em práticas e processos de RH e tornam a cultura palpável para os funcionários.
  • Gestor de talento e designer organizacional à concentram-se em como uma empresa incorpora as competências na estrutura, nos processos e nas políticas que moldam o modo como ela funciona. Agregam profissionais talentosos a uma organização que os apoia.
  • Arquiteto da estratégia à participam da definição da estratégia e a transformam em práticas de RH que resultam nas competências organizacionais. Asseguram que o comportamento dos líderes esteja compatível com a estratégia por toda a organização.
  • Executor operacional à executam políticas, atividades administrativas e atividades básicas (contratar, pagar, treinar).
  • Aliado de negócio à contribuem para o negócio conhecendo o contexto social e/ou ambiente no qual seu negócio opera. Conhecem a cadeia de valor e tem boa compreensão do processo de negócio interno (marketing, finanças).

 

Muitos são aqueles que focam no desenvolvimento da competência de Executor Operacional, esquecendo das demais listadas. Para se diferenciar e crescer na área de Gestão de Pessoas você precisará se aproximar do negócio e da estratégia! Só assim conseguirá contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento da organização e para o seu próprio crescimento.

Até a próxima!

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