Como começar a trabalhar com Orientação de Carreira

Você fez alguns cursos na área de Orientação Profissional e de Carreira e ainda sente insegurança para fazer atendimentos de adultos? Tem dúvidas de por onde começar e como fazer o seu planejamento?

Se a resposta for sim, pode ser que você tenha feito uma formação essencialmente focada em ensinar técnicas, ou seja, sem um método que norteie a aplicação. Outra possibilidade, é que tenha estudado em um curso que prometeu ensinar um processo para atender adultos e adolescentes, mas focou 99% do tempo em adolescentes.
Então, como ter mais confiança para atender adultos? Que estratégias utilizar para estruturar os roteiros das sessões?

Aqui estão algumas recomendações que lhe ajudarão a ter segurança para começar a atuar como Orientadora de Carreira, apoiando adultos que estão insatisfeitos profissionalmente a fazerem novas escolhas profissionais.

– Desenhe o seu método de atendimento, descrevendo o passo a passo do que fará, sessão a sessão, para apoiar seu cliente a definir com clareza o que quer como próximo passo de carreira.

– Defina um público específico pra começar, pois cada um terá necessidades diferentes. Entenda se quer iniciar com transição de carreira, demandas de desenvolvimento profissional, orientação para aposentadoria, entre outros. Uma opção para lhe dar segurança é manter o foco em apenas um nicho até sentir que tem domínio do assunto. Depois, se for do seu interesse, expanda para os demais.

– Estude! Leia livros sobre o público que optou por atender, sobre OC e sobre a relação das pessoas com o trabalho.

E por último: Comece! Você fará o melhor atendimento que pode com o conhecimento e com a experiência que tem.

Quer saber mais sobre as etapas do processo de Orientação de Carreira e ter mais segurança para começar a atuar na área? Aprenda um método com base na psicologia para fazer atendimentos de adultos insatisfeitos profissionalmente.

Clique aqui e conheça a Formação em Orientação de Carreira. A única capacitação profissional da área reconhecida pelo MEC, através da Faculdade Brasília.