Fatores que influenciam nas escolhas profissionais: fatores educacionais
26 de abril de 2017
Fatores que influenciam nas escolhas profissionais: fatores familiares
9 de maio de 2017

Como aplicar o Gráfico da Vida Escolar e Profissional

No trabalho de Orientação Profissional é importante que o Orientando faça contato com os fatores que influenciam sua escolha profissional.  O instrumento Gráfico da Vida Escolar e Profissional apoia na tomada de consciência dos fatores escolares e individuais.  Esse exercício, de alguma forma, integra a história escolar do indivíduo ao seu momento atual.

O principal objetivo desse instrumento é resgatar o passado e, a partir dele, projetar o futuro através da decisão profissional que precisa ser feita no presente.   O orientador poderá, através dela, trabalhar diversos aspectos em relação à influência dos fatores educacionais (e outros) nas escolhas passadas do orientando.

Agora vamos ver como o Gráfico da Vida Escolar e Profissional deve ser aplicado!

Material necessário: o orientando deve ter em mãos folha A3 (ou cartolina), canetinha, lápis de cor e etc.

Orientação: você deve pedir que o orientando represente um gráfico (usando a criatividade dele) com os eventos mais importantes que aconteceram ao longo de sua vida escolar, incluindo sua idade na época do evento. Peça para ele lembrar desde sua infância, entrada na escola até os dias atuais, e como se imagina profissionalmente  no futuro (caso ainda não tenha entrado no mercado de trabalho).  É importante reforçar com o orientando que o gráfico deve conter aspectos positivos e negativos.

Depois de concluir essa atividade, o orientando deve apresentar o gráfico e explicar cada momento que ele destacou.  Ao longo da apresentação verifique:

  • O que estava acontecendo naquele momento na vida do orientando?
  • A escola em que estudava era do sistema público ou privado?
  • Qual disciplina gostava mais e menos? E por que?

Dica: controle o tempo!  Esse instrumento deve ser aplicado e trabalhado em uma sessão (com duração de 50min a 1h).

Ficou com dúvida de como aplicar?  Me manda um e-mail com a sua dúvida que eu respondo!