Fatores que influenciam nas escolhas profissionais: fatores familiares
9 de maio de 2017
Fatores que influenciam nas escolhas profissionais: fatores individuais.
22 de maio de 2017

Como aplicar o Genoprofissiograma

Você já deve ter ouvido falar em Genograma, que é a representação gráfica de uma família e das gerações anteriores a ela.  Pois bem, o Genoprofissiograma é a representação gráfica de uma família destacando as profissões de cada um de seus componentes.

Esse é um excelente instrumento para que Orientador e Orientando percebam como se dá a influência da família na escolha profissional!

Aplicação:

Passo 1) peça que o orientando represente graficamente a sua família, em formato de genograma, indicando: sua própria geração, a geração de seus pais e de seus avós. Trabalhamos com, pelo menos, três gerações.

Passo 2) o orientando deve indicar no próprio desenho a profissão e formação de cada um.  Importante: caso ele não saiba algum dado, avalie se a informação é relevante ou não.  Caso você, orientador, tenha avaliado que a informação que falta é importante, o Orientando deve busca-la e trazer a resposta na próxima sessão.

Passo 3) solicite que o orientando apresente o genoprofissiograma.  É importante que ele compartilhe as histórias da família, indique quem ele admira e não admira profissionalmente e justifique essa percepção.  Verifique também com quem ele mais se identifica profissionalmente, e o porquê.

Ao final do exercício, procure avaliar: a estrutura familiar e as relações estabelecidas entre os membros da família, os modelos e padrões que são repetidos entre as gerações, o lugar que o seu orientando ocupa nessa família.

Dica: forneça ao orientando uma folha de registro proporcional ao tamanho da família dele.  Isso pode variar de uma folha A4 a uma folha de papel pardo!  Outro ponto importante é o tempo de aplicação dessa atividade: pode variar de 1h a 2h, ou seja, ocupando até duas sessões.

Ficou com dúvida de como aplicar?  Me manda um e-mail com a sua dúvida que eu respondo!