Fazer uma transição de carreira não é uma missão fácil! Por isso, é importante que você tenha uma rede de apoio, um conjunto de pessoas que te ajudarão a alcançar o objetivo desejado. Cada um, com papeis diferentes. Cada componente dessa rede funciona como um “pilar” que sustenta a sua transição de carreira. Veja a seguir quais são esses pilares.
- Família / amigos: aqueles que moram no seu coração, que nem sempre sabem o que dizem, mas sempre querem seu bem. É a galera que te dá colo, que fala umas verdades e que sempre torce pela sua felicidade. O cuidado aqui é não confundir o que eles acham bom para você com aquilo que você tem certeza que é bom para você.
- Networking: rede profissional, que conhece seu trabalho, a qualidade de suas entregas e seu profissionalismo. São aquele que te indicariam de olhos fechados e que podem te ajudar a se conectar com pessoas novas, referendando suas qualidades.
- Mentores: profissionais que você admira, seja pela qualidade técnica, pelas atitudes (ou os dois). Eles te ajudam a construir um caminho e tomar decisões, baseado nas experiências que eles tiveram e no conhecimento que possuem.
- Profissionais especializados: aqui vale Orientador de Carreira, Terapeuta, Coach. O que você tiver mais afinidade e entender que é o melhor para você. São pessoas neutras, com formação específica para te ajudar a aprofundar o autoconhecimento, organizar as ideias, definir objetivos e prioridades, e planejar / executar a sua transição.
TODOS são importantes. Meu convite para você é: faça uma autoavaliação dando nota de zero a dez do quanto cada um dos quatro pilares da sua rede de suporte está “bem resolvido” neste momento. Organize da menor nota para a maior nota. Defina o que fará para desenvolver determinado pilar e mãos a obra!
Se esse artigo te ajudou, compartilhe com mais pessoas.
Me siga no Instagram: http://bit.ly/instafabiabath
Entre no meu canal do Telegram: https://bit.ly/orientesuacarreira