9 sinais de que um profissional não está engajado com a carreira

Para alcançar um resultado satisfatório ao final do processo de Orientação de Carreira, é importante avaliar e reconhecer o nível de engajamento do seu cliente com a sua realidade profissional.

Se seu cliente for engajado com a carreira significa que é capaz de realizar um conjunto de ações e comportamentos que ajudarão a se desenvolver profissionalmente e promover crescimento.

Quando não há engajamento, é possível que venha a sensação de estagnação na carreira e, consequentemente, insatisfação e frustração.

Conheça nove sinais de que um profissional não está engajado com a carreira:

1) Não há um planejamento para o futuro profissional.

2) Falta motivação para realizar atividades que ajudam a alcançar seu objetivo profissional.

3) Não se preocupa com o desenvolvimento da sua carreira.

4) Não tem objetivos definidos e nem um plano de ação desenhado.

5) Falta clareza de quais são suas habilidades de força, valores e interesses.

6) Não tem interesse sobre o que está acontecendo no mercado de trabalho.

7) Convive com as mesmas pessoas, sem procurar ampliar sua rede de contatos.

8) Espera que a empresa (ou alguém) lhe diga o que deve fazer para crescer profissionalmente.

9) Evita mudanças por medo do desconhecido e por não saber, exatamente, o que quer.

Você sabe como medir o engajamento do seu cliente com a carreira?

Na Formação em Orientação de Carreira eu ensino uma forma de medir o engajamento do seu cliente quando começa e quando termina o processo de OC.

Clique aqui e faça parte da comunidade das melhores orientadoras do Brasil!

 

 

 

Veja também

image
01 maio, 2024

Papéis e responsabilidades da orientadora de carreira

O papel do orientador vai além da mera condução de um processo. Ele assume a função de guia experiente, acompanhando o cliente em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e planejamento de carreira. Essa jornada, no entanto, exige um equilíbrio delicado entre guiar e não interferir.  Confira quais são as atitudes esperadas de uma […]

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]