Como ajudar o seu cliente a desenhar o plano de desenvolvimento individual

O plano de desenvolvimento individual é uma ferramenta muito utilizada nas organizações para direcionar o crescimento profissional dos colaboradores.

E você, como Orientadora de Carreira, pode apoiar profissionais a desenharem o seu PDI, sabia?

A sua orientação pode ser fundamental para a compreensão do cliente em relação a um plano de desenvolvimento coerente com suas características individuais e com a sua realidade.

Além disso, é importante que o plano seja criado considerando as exigências do mercado.

 

Aprenda o passo a passo para ajudar o seu cliente a desenhar o plano de desenvolvimento individual:

  • Clareza do objetivo profissional – esse objetivo pode ser um cargo, uma profissão ou uma carreira específica.
  • Pesquisa das exigências de mercado em relação ao objetivo – Formação, tempo de experiência, conhecimentos, principais atividades/responsabilidades
  • Ajude-o a identificar as forças e fraquezas em relação ao objetivo, considerando a pesquisa de mercado que fez.
  • Desenho do plano de desenvolvimento individual, considerando: deenvolver ou melhorar aquilo que observou como fraqueza.

Lembre-se: O cliente deve definir o que fará, quando fará e como fará. Sem prazo de conclusão, o PDI terá um risco maior de ser procrastinado.

 

Se você deseja aprender um método que apoiei o seu cliente a definir o próximo passo da carreira e indique o caminho para desenhar o plano de desenvolvimento individual, clique aqui e comece já a sua Formação em Orientação de Carreira.

Veja também

image
01 maio, 2024

Papéis e responsabilidades da orientadora de carreira

O papel do orientador vai além da mera condução de um processo. Ele assume a função de guia experiente, acompanhando o cliente em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e planejamento de carreira. Essa jornada, no entanto, exige um equilíbrio delicado entre guiar e não interferir.  Confira quais são as atitudes esperadas de uma […]

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]