Na Orientação de Carreira, você apoia o cliente no processo de transformação profissional. O cliente passa por diversas etapas no processo até que encontre a mudança que deseja e consiga estabelecer suas metas e objetivos.
Em uma das etapas deste processo, deve ser considerado como as características da personalidade e os fatores externos podem influenciar em suas escolhas profissionais e resultar na satisfação ou insatisfação em seu trabalho.
Um instrumento quantitativo que pode ser útil nesta fase é o o inventário ATPH (Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland). A Teoria Tipológica de Holland é a base para esse inventário.
Elaborada por John Lewis Holland, psicólogo americano, sugeriu que as pessoas podem ser categorizadas em 6 tipos principais. Que são:
- Realista (R);
- Pesquisador ou Investigativo (I);
- Artístico (A);
- Social (S);
- Empreendedor (E);
- Convencional (C)
Esse é um dos instrumentos quantitativos que ensino a aplicar na Formação em Orientação de Carreira. Aprenda a trabalhar como Orientadora de Carreira, apoiando adultos insatisfeitos a fazerem novas escolhas profissionais.
Clique no link e comece já a única capacitação profissional da área de Orientação Profissional e de Carreira totalmente on-line, reconhecida pelo MEC.